Tatuzão chega à futura estação Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás do Metrô

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Shield instala o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço, ao mesmo tempo em que perfura o solo. Foto: A2img/Gilberto Marques

O shield, também conhecido como “tatuzão”, chegou nesta quinta-feira, 25, à futura estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Ao mesmo tempo em que perfura o solo, o equipamento instala o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. “Nós temos dois shields para trás, vindo de Santo Amaro, que são menores. Cada um abre um túnel. Aqui temos um shield grande com mais de dez metros de largura. Então, ele abre o túnel que tem duas linhas de Metrô, ida e volta”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

A Linha 5 é a primeira de Metrô no Brasil que possui três tuneladoras trabalhando simultaneamente. A maior delas, o Megatatuzão, possui uma roda de corte de 10,5 metros de diâmetro e escava um túnel único. Ao todo, mais de 3.300 metros de túneis em direção à estação Chácara Klabin, na interligação com a Linha 2-Verde, já foram construídos pela máquina, desde setembro de 2013.

A estação Hospital São Paulo terá quatro pavimentos internos, com 36 metros de profundidade, além de um edifício para as salas técnicas, totalizando 12.403 metros quadrados de área construída. Contará com banheiros públicos, portas de plataforma, 17 escadas rolantes, 5 elevadores e um bicicletário. Os acessos serão feitos pelas ruas Pedro de Toledo e dos Otonis.

Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Esse empreendimento gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista; Borba Gato; Brooklin; Campo Belo; Eucaliptos; Moema; AACD-Servidor; Hospital São Paulo; Santa Cruz e Chácara Klabin. A previsão é que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente nessa linha quando a operação for plena.

A estação Hospital São Paulo terá quatro pavimentos internos, com 36 metros de profundidade. Foto: A2img/Gilberto Marques
A estação Hospital São Paulo terá quatro pavimentos internos, com 36 metros de profundidade. Foto: A2img/Gilberto Marques
A Linha 5 é a primeira de Metrô do Brasil que possui três tuneladoras trabalhando simultaneamente. Foto: A2img/Gilberto Marques
A Linha 5 é a primeira de Metrô do Brasil que possui três tuneladoras trabalhando simultaneamente. Foto: A2img/Gilberto Marques
Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 bilhões. Foto: A2img/Gilberto Marques
Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo faz um investimento de R$ 8,7 bilhões. Foto: A2img/Gilberto Marques
Governador durante chegada do tatuzão na futura estação Hospital São Paulo. Foto: A2img/Gilberto Marques
Governador durante chegada do tatuzão na futura estação Hospital São Paulo. Foto: A2img/Gilberto Marques

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