17.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Simulador mostra prejuízos e ganhos se carros fossem trocados por ônibus

O que aconteceria se uma parte das pessoas deixasse o carro em casa e passasse a usar ônibus, andar a pé ou de bicicleta?

Um simulador virtual lançado nesta quinta-feira (25) no Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), tenta responder à pergunta.

A ferramenta estima o impacto de mudanças no uso de diferentes meio de transporte nas maiores cidades do país (acima de 60 mil habitantes).

São consideradas cinco itens: tempo de deslocamento, consumo de espaço viário, gasto de energia, emissão de poluição local e de gases do efeito estufa.

Em São Paulo, por exemplo, se metade dos usuários de automóvel decidisse usar ônibus haveria um prejuízo e quatro ganhos.

O lado ruim seria um aumento de 7% no tempo de deslocamento –mesmo nas congestionadas vias paulistanas, os carros são, em média, mais ágeis do que os veículos coletivos.

Mas a mudança de meio de transporte traria diversos benefícios à cidade: redução de 25% na emissão de poluentes locais, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e material particulado, e de 19% na emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.

A poluição local é apontada por cientistas como responsável por agravar doenças respiratórias, por exemplo, e como fator contribuinte de milhares de mortes todos os anos na cidade. Já o efeito estufa contribui para as mudanças climáticas que prejudicam todo o planeta.

Além desses ganhos de saúde e meio ambiente, o simulador aponta que haveria resultado econômico direto à sociedade, pois a energia necessária para movimentar as pessoas em ônibus seria 32% menor do que em carros particulares.

Por fim, o espaço viário necessário nas viagens seria reduzido em 39%. “O espaço liberado poderia ser usado, por exemplo, para o alargamento de calçadas e a implantação de ciclovias ou corredores de ônibus”, afirmou o consultor Eduardo Vasconcellos, assessor técnico da ANTP que coordenou o trabalho.

Os dados usados na conta fazem parte do Sistema de Informações de Mobilidade, que coleta dados e faz projeções estatísticas sobre o transporte nos maiores municípios do país.

Vasconcellos alertou que, por usar estimativas, o simulador não deve ser encarado como um retrato específico de cada cidade.

A ferramenta foi criada em parceria com a ONG ambiental WWF (World Wildlife Foundation).

“O objetivo mais importante, acima de tudo, é usar o simulador para sensibilizar as pessoas sobre os impactos sociais e ambientais de cada meio de transporte”, disse André Nahur, coordenador do programa de mudanças climáticas da ONG.

Fonte: Folha de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS