19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Proprietários de micro-ônibus fazem protesto no Centro de São Paulo

Cerca de 50 proprietários de micro-ônibus fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (29) em frente à Secretaria Municipal dos Transportes, na Rua Boa Vista, no Centro de São Paulo, de acordo com a Polícia Militar.

Como muitos veículos ficaram estacionadas na Rua Boa Vista, às 6h15, 10 linhas de ônibus começaram a ser desviadas a partir da Praça da Sé. Três pontos estão desatendidos, segundo a São Paulo Transportes (SPTrans). Em sequência ao protesto na região Central, os manifestantes seguiram em direção à Marginal Pinheiros para chegar até a Zona Sul.

Relação das linhas que sofreram desvio:

2002-10 – Terminal Parque D.Pedro II/Terminal Bandeira
407M-10 – Vila Monumento/Praça da Sé
408A-10 – Machado de Assis/Cardoso de Almeida
4112-10 – Santa Margarida Maria/Praça Da República
4113-10 – Gentil de Moura/Praça Da República
508L-10 – TerminalPrincesa Isabel/Aclimação
7411-10 – Cidade Universitária/Praça Da Sé
8615-10 – Parque Da Lapa/Terminal Parque D.Pedro II
908T-10 – Terminal Parque D.Pedro II/Butantã
930P-10 – Terminal Parque D.Pedro II/Terminal Pinheiros

O protesto recomeçou por volta das 14h45, segundo a CET. Os proprietários das vans bloquearam a Avenida 23 de Maio, na altura do Viaduto Brigadeiro Luís Antônio, no sentido Aeroporto. Depois, seguiram até o bairro do Itaim Bibi, para a sede da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), na Rua Iguatemi.

Segundo a agência, os manifestantes foram recebidos para que pudessem encaminhar suas reivindicações. De acordo com um dos líderes do movimento, Valdomiro dos Reis Duarte, de 46 anos, informou que o registro das Micro e Pequenas Empresas de Fretamento é feito por dois órgãos: a Artesp e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Isso, segundo os manifestantes, acabaria impedindo que eles tivessem a liberdade de trabalhar tanto na região metropolitana quanto nas rodovias. Os motoristas de micro-ônibus reivindicam, portanto, que o registro seja centralizado em apenas um dos órgãos e que o acesso seja liberado em todo o território do Estado de São Paulo.

Além disso, os manifestantes pedem que os critérios de registro seja unificado junto com os padrões técnicos do veículo. Eles preferem que os padrões sejam os mesmos já utilizados pela EMTU.

Outro lado

Para fazer apenas o transporte intermunicipal metropolitano, as empresas devem ser cadastradas na EMTU. A Artesp diz que a legislação exige um cadastro também na agência em caso de transporte entre municípios de regiões metropolitanas diferentes, por exemplo.

A agência esclarece ainda que, no transporte intermunicipal regular, não é permitia a utilização de vans. Os veículos só podem ser utilizados para transporte por fretamento e apenas se as vans forem fabricadas a partir de 2013. Segundo a resolução 416/2012 do Denatran, a partir dessa data, os modelos já contem os equipamentos de segurança necessários para o transporte de pessoas.

Motoristas de vans protestam na avenida Paulista, região central de São Paulo. Foto: David Ramires

Fonte: G1

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS