PM acompanha reintegração de posse no centro de SP

Dez pessoas foram detidas por desobediência durante uma reintegração de posse de um prédio de 10 andares na Rua Coronel Xavier de Toledo, no Centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (17). Cerca de 300 pessoas ocupavam o imóvel desde o mês de abril.

A via ficou bloqueada até por volta de 11h20, o que provocou o desvio de 35 linhas que passam pela região. Depois desse horário, os coletivos retomaram seu trajeto normal. Às 12h, apenas uma faixa permanecia interditada em frente ao prédio. Os ocupantes ainda retiravam seus pertences.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

No início da manhã, cerca de 40 integrantes do movimento Frente de Luta pela Moradia permaneciam no imóvel particular, que fica na esquina com a Rua da Consolação. Em protesto, eles jogaram papéis da janela. O pedido de desocupação foi feito pela Administração e Representações Telles S/A, proprietária do imóvel.

A Polícia Militar não divulgou o número de policiais que acompanharam a reintegração de posse. A Força Tática e a Tropa do Braço, o grupo desarmado e especializado em artes marciais, foram acionadas. A corporação teve acesso ao interior do prédio após superar algumas barreiras montadas pelos ocupantes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a PM participou de reunião com oficial de Justiça, advogado do requerente e representantes dos moradores e de órgãos envolvidos na ação, como Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), Subprefeitura Sé, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Por volta das 17h não havia mais nenhuma faixa bloqueada ao trânsito na Rua Coronel Xavier de Toledo.

Com informações do G1.