15.2 C
São Paulo
domingo, maio 26, 2024

Operação Dá Licença para o Ônibus – Ruas da Mooca e João Antônio de Oliveira tem faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 29/06

Coletivos tem prioridade ao longo de 1.200 metros no sentido Centro.

A partir desta segunda-feira, 29/06, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,2 km de faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas da Mooca e João Antônio de Oliveira, no sentido Centro.

A nova faixa exclusiva para o transporte público funciona de segunda a sexta-feira das 6 às 9 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 29 de junho, a malha de faixas exclusivas chegará aos 479,1 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 389,1 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População beneficiada

Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 11linhas de ônibus, com frequência média de 53ônibus/hora, transportando 91mil passageiros em média por dia útil.

Trechos

· Rua da Mooca, no trecho entre Rua dos Capitães Mores e Rua João Antônio de Oliveira – sentido centro;
· Rua João Antônio de Oliveira, no trecho entre as ruas da Mooca e Javari – sentido Radial Leste;

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 13/07a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS