Operação Dá Licença para o Ônibus – Rua Roma terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 22/06

Coletivos terão prioridade ao longo de 800 metros na Rua Roma.

A partir desta segunda-feira, 22/06, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans), implantam 800 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Roma, entre as ruas Nossa Senhora da Lapa e Espártaco, no sentido Bairro.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 10 horas e 17h às 20h.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 22 de junho, a malha de faixas exclusivas chegará aos 477,6 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 386,8 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População beneficiada

Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 12linhas de ônibus, com frequência média de 119ônibus/hora, transportando 145mil passageiros em média por dia útil.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 06/07a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.