Nem tanto público, nem tanta fila. Assim começou a primeira experiência de fechar o trânsito do Minhocão, na região central de São Paulo, na tarde deste sábado (20).
O tráfego de carros e motos do elevado Costa e Silva, nome oficial do viaduto, foi bloqueado a partir das 15h.
Nas primeiras horas, comparado aos domingos, havia poucos ciclistas e pedestres na estrutura. Nos principais acessos, os bloqueios também não causaram congestionamentos significativos.
O objetivo inicial do fechamento foi atender a Virada Cultural, mas depois que os eventos previstos na via foram cancelados, a gestão Fernando Haddad (PT) informou que usaria o bloqueio para testar a viabilidade do fechamento definitivo do Minhocão todos os sábados.
Atualmente o trânsito de automóveis já é fechado à noite, de segunda a sexta, e aos domingos, o dia inteiro. Um projeto de lei na Câmara, aprovado em primeira votação, também determina o fechamento o sábado todo.
O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que pedalou pelo Minhocão logo após o fechamento, disse que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iria analisar o impacto da medida no trânsito.
Ele reconheceu que o dia de teste foi atípico, pois a região já tinha o trânsito afetado pela série de bloqueios provocados pela Virada Cultural. Por isso disse que haverá nova interdição, ainda sem data definida –no próximo sábado, a via será aberta aos carros normalmente.
Tatto afirmou ainda que defende o fechamento, pois simulações feitas pela CET apontaram não haver grandes prejuízos depois das 15h. “A decisão definitiva é do prefeito, mas o nosso parecer é que pode fechar, mesmo antes dos testes”, disse.
Fonte: Folha de São Paulo