21.3 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Minhocão fechado tem pouco público e não afeta trânsito

Nem tanto público, nem tanta fila. Assim começou a primeira experiência de fechar o trânsito do Minhocão, na região central de São Paulo, na tarde deste sábado (20).

O tráfego de carros e motos do elevado Costa e Silva, nome oficial do viaduto, foi bloqueado a partir das 15h.

Nas primeiras horas, comparado aos domingos, havia poucos ciclistas e pedestres na estrutura. Nos principais acessos, os bloqueios também não causaram congestionamentos significativos.

O objetivo inicial do fechamento foi atender a Virada Cultural, mas depois que os eventos previstos na via foram cancelados, a gestão Fernando Haddad (PT) informou que usaria o bloqueio para testar a viabilidade do fechamento definitivo do Minhocão todos os sábados.

Atualmente o trânsito de automóveis já é fechado à noite, de segunda a sexta, e aos domingos, o dia inteiro. Um projeto de lei na Câmara, aprovado em primeira votação, também determina o fechamento o sábado todo.

O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que pedalou pelo Minhocão logo após o fechamento, disse que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iria analisar o impacto da medida no trânsito.

Ele reconheceu que o dia de teste foi atípico, pois a região já tinha o trânsito afetado pela série de bloqueios provocados pela Virada Cultural. Por isso disse que haverá nova interdição, ainda sem data definida –no próximo sábado, a via será aberta aos carros normalmente.

Tatto afirmou ainda que defende o fechamento, pois simulações feitas pela CET apontaram não haver grandes prejuízos depois das 15h. “A decisão definitiva é do prefeito, mas o nosso parecer é que pode fechar, mesmo antes dos testes”, disse.

Fonte: Folha de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS