Jogos com palavras marcam festejos juninos na Estação da Luz

119

Sintonizada com as comemorações de São João, a Estação da Luz promoverá entre os dias 24 e 26/06, das 13 às 15h, duas atividades que reúnem conhecimento linguístico, diversão e lazer. A tradicional barraca de pescaria ganhará um atrativo cultural, com a substituição de objetos por palavras que serão “pescadas”, proporcionando a troca de experiências sobre a língua portuguesa, costumes e hábitos regionais. A ação será realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Em formato de peixes, palavras relacionadas a danças, músicas e comidas típicas estarão espalhadas em caixa com areia, instalada no saguão principal da estação. Educadores do museu mediarão a troca de informações do participante com a palavra fisgada, abordando temas como etimologia, influências linguísticas e socioculturais, memória e tradições regionais, entre outros.

O conhecido Correio Elegante também receberá um tratamento diferenciado, a partir da interação com a dinâmica das palavras capturadas com as varas da pescaria. Os participantes serão convidados a criar mensagens anônimas que serão depositadas em uma cesta decorada, provocando a troca de recados com outras pessoas que aderirem à proposta.

Como prenda, os participantes ganharão entradas para o Museu da Língua Portuguesa, em cartaz com a exposição “Poesia Agora”, de 23 de junho a 27 de setembro.

Serviço

Evento: São João na Luz
Data: 24, 25 e 26 de junho
Horário: 13 às 15h
Local: Saguão da Estação da Luz

Deixe seu comentário