22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Evento Cão-Guia na ViaQuatro

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, e o Instituto Íris, especializado em treinamento de cães-guia, promovem neste sábado (27), a partir das 8h30, na Estação Paulista, ação educativa para conscientizar os passageiros sobre o trabalho do cão-guia e demonstrar a importância da acessibilidade no dia a dia de pessoas com deficiência visual.

Na estação Paulista, um grupo de pessoas com deficiência visual com seus respectivos cães-guia, vai demonstrar as regras de interação com o animal. Os passageiros vão poder esclarecer dúvidas sobre como agir e o momento adequado para brincar e tocar o cão.

Muitas pessoas não sabem, mas não é permitido interagir, fazer carinho ou alimentar o cão-guia durante a condução de uma pessoa com deficiência visual. Apenas quando o animal estiver sem a guia no pescoço a interação está liberada.

Durante a ação, o grupo percorrerá as estações da Linha 4-Amarela rumo à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Lá, farão visita monitorada à galeria de obras de arte táteis, acervo especial para pessoas com deficiência visual de um dos principais museus da capital paulista. A atividade faz parte do apoio dado pela concessionária ViaQuatro ao Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca.

“É fundamental esse tipo de atividade que favorece a inclusão social da pessoa cega na sociedade e mostra que cada vez mais estamos participando de diversas e diferentes atividades. Por outro lado, a sociedade também precisa entender algumas regras de convivência com os cães-guia que estão conduzindo seus donos”, explica Marcelo Panico, presidente do Instituto Iris.

Após a visita monitorada à Pinacoteca, o grupo reúne-se na Praça da Estação Luz para mais interação com o público do local.

Instituto Íris

Desde 2002, o Instituto Íris treina e doa gratuitamente cães-guia para pessoas cegas brasileiras. O Íris precisa de ajuda para combater um déficit preocupante: o Brasil tem 500 mil cegos e apenas 100 cães-guia registrados. O custo do treinamento e acompanhamento de um cão-guia pode chegar a R$ 60 mil.

Pinacoteca

A concessionária ViaQuatro apoia, por meio da Lei Rouanet, o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esse programa busca promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e transtornos mentais à Pinacoteca. As visitas educativas são conduzidas por educadores especializados.

Evento Cão-Guia na ViaQuatro

Data: sábado, 27 de junho
Saída: Estação Paulista, a partir das 8h30
Chegada: Praça da Estação da Luz, às 9h30
Visita monitorada à Pinacoteca: das 10h às 12h
Interação com os cães: Praça da Estação da Luz, das 12h às 13h

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS