Velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros vai cair para 70 km/h

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (30) que vai reduzir a velocidade em 100 kms de vias com mais acidentes fatais e onde funcionam ou serão implementadas ciclovias. Nas campeãs em acidentes com mortes, as marginais Tietê e Pinheiros, por exemplo, a velocidade máxima na pista expresa vai cair de 90 km/h para 70 km/h.

Outras vias também vão ter a velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h. As medidas também devem atingir as avenidas Nova Trabalhadores e Jacu Pêssego.

“O ideal é que todas as vias secundárias da cidade de São Paulo passassem de 60 km/h para 50 km/h”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. O secretário também afirmou que novos radares eletônicos devem ser implementados.

As medidas entram em vigor em junho para coincidir com a conclusão do trecho Leste do Rodoanel. Quando isso ocorrer, a Prefeitura pretende revisar a disciplina de circulação de caminhões na cidade.

Mortos

O número de acidentes de trânsito com mortos na cidade de São Paulo voltou a subir depois de seis anos consecutivos de queda na cidade de São Paulo.

Foram 1.114 ocorrências em 2013, contra 1.195 em 2014, alta de 7,2%. O número também é superior ao patamar de 2012, quando ocorreram 1.188 casos.

Uma das hipóteses estudadas pela Prefeitura para o crescimento de acidentes fatais é o aumento da velocidade dos carros, em função da diminuição dos congestionamentos.

A Marginal Tietê foi em 2014 a via com mais mortes em acidentes de trânsito na capital, com 40 casos. A Marginal Pinheiros vem logo em seguida, com 33 mortes.

Recordistas

A Marginal Tietê também foi a a via da cidade de São Paulo com mais acidentes de trânsito fatais em 2014. Foram 39 ocorrências no ano, das quais, 15 atropelamentos, 16 colisões (entre dois ou mais veículos) e 8 choques (batida de veículo com obstáculo). Esses eventos provocaram 40 mortes.

A segunda colocada é a Marginal Pinheiros, com 31 acidentes, dos quais, 9 atropelamentos, 12 colisões, seis choques e quatro por outros motivos diversos que provocaram em conjunto 33 mortes.

O ranking das vias mais perigosas incluem as que cortam a periferia da cidade. Na maioria delas, o número de atropelamentos é maior do que o de colisões e choques.
A lista apresenta como as mais perigosas Estrada de Itapecerica (3) , Estrada M’ Boi Mirim (4), Avenida Jacu Pêssego (5), Avenida Senador Teotonio Vilela (6), Avenida Marechal Tito (7), Avenida Sapopemba (8), Avenida Aricanduva (9), Avenida Dona Belmira Marin (10), Avenida Guarapiranga (11), Avenida São Miguel (12), Avenida José Pinheiro Borges (13), Avenida Vereador José Diniz (14) e Estrada do Campo Limpo (15).

A prefeitura acredita que a maioria dos acidentes é causada por fatores comportamentais e estuda aplicar recursos em campanhas para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes.

Fonte: G1 SP