17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Trabalhadores das grandes cidades sofrem mais com transporte, diz Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em (24/04) o Comunicado 161 – Indicadores de Mobilidade Urbana da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2012, pela qual descobriu que 54% dos brasileiros têm carro ou moto em casa. “Apesar de ter melhorado a renda e aumentado a posse de veículos automotores, a população pobre ainda enfrenta os maiores problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras”, afirmam os organizadores da pesquisa. Foi analisado também o tempo que os trabalhadores levam para se locomover de casa ao trabalho e no caminho de volta.

Os pesquisadores concluíram também que com o maior número de veículos nas ruas, o tempo médio gasto para chegar ao trabalho pelos habitantes das regiões metropolitanas atingiu 40,8 minutos – a média, no Brasil, é de 30,2 minutos. As coisas pioraram nas capitais do Norte e Nordeste nas condições de tráfego. Belém, Salvador e Recife apresentaram, entre 1992 e 2012, taxas de crescimento do tempo de viagem de 35%, 27,1% e 17,8%, respectivamente.

Averiguou-se ainda que “entre as pessoas com renda per capita de meio a um salário mínimo, 17% passam mais de uma hora no deslocamento casa/trabalho. Essa proporção é seis pontos percentuais superior à registrada nas famílias mais ricas (acima de cinco salários mínimos)”, concluem os organizadores. Pelo levantamento 66,9% dos trabalhadores gastam até 30 minutos na locomoção de casa para o trabalho, sendo 65,9% no meio urbano e 76,2% no rural.

Já 23,1% da classe trabalhadora levam entre 30 minutos e 1 hora para chegar ao trabalho após sair de casa, 8,1% precisam de uma a duas horas e 2% consomem de mais de 2 horas para locomover-se até o local do seu emprego. Esses percentuais referem-se ao tempo gasto somente de ida, na volta leva-se praticamente o mesmo tempo, ou seja, a maioria dos trabalhadores perdem pelo menos 1 hora no tráfego todos os dias.

Em 1992, 28,4% dos trabalhadores levavam mais de 1 hora para chegar ao trabalho, em 2012 esse índice passou para 30,2%. O aumento é atribuído principalmente às regiões metropolitanas que possuem maior volume de veículos particulares nas ruas e o transporte coletivo é de péssima qualidade. Ônibus, trens e metrô estão sempre superlotados nos horários de maio pico, com grande morosidade.

Outra constatação do estudo do Ipea foi que apenas 11% das pessoas extremante pobres recebem vale-transporte. “As classes baixas têm os maiores percentuais de informalidade no trabalho, de forma que a política do vale-transporte não atinge justamente quem mais precisa”, ressalta o texto.

“O Comunicado conclui ser inevitável a tendência de aumento na taxa de motorização da população, especialmente com a contínua melhora na renda dos trabalhadores, o que gerará impactos sobre as condições de mobilidade e exigirá investimentos vultosos por parte dos governos em melhoria da infraestrutura de mobilidade nas próximas décadas”, garantem os pesquisadores.

Pesquisas recentes mostraram que a maioria se dispõe a utilizar transporte coletivo se melhorar a qualidade e o tempo de espera diminuir. Isso poderia melhorar a mobilidade pelas ruas das grandes cidades. Já os setores empresariais, através da mídia não se mostram favoráveis a melhorias no transporte público. Basta ver as críticas que jorraram contra as faixas exclusivas de ônibus inauguradas em São Paulo há pouco tempo.

Pelo levantamento do Ipea percebe-se evidentemente que os trabalhadores das regiões metropolitanas do país são os mais castigados na locomoção de casa ao trabalho e no caminho de volta. Nos grandes centros é que os trabalhadores residem mais distante de seu local de trabalho e precisam utilizar invariavelmente mais de um transporte para chegar ao objetivo final.

Veja os gráficos da pesquisa aqui.

Leia o Comunicado na íntegra.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS