A cidade será dividida em 21 setores e serão três modelos de serviços.
A SPTrans divulgou nesta quinta-feira, 28/5, a nova distribuição de linhas de ônibus que deve ser implantada na cidade de São Paulo. Serão criados 21 setores, sendo que cada um vai ter ao menos uma região central de bairro.
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Os setores devem reunir ao menos 20% de viagens entre bairros da mesma região. A divisão ficou em:
1 – Perus/Brasilândia
2 – Pirituba/Freguesia do Ó
3 – Santana/Casa Verde/Vila Maria
4 – Tucuruvi/Mandaqui
5 – São Miguel Paulista/Itaim Paulista
6 – Penha/Ermelino Matarazzo
7 – Guaianazes/Cidade Tiradentes/São Mateus
8 – Cidade Líder/Carrão
9 – Sapopemba/Vila Prudente
10 – Sacomã/Ipiranga
11 – Pedreira/Jabaquara
12 – Grajaú/Parelheiros
13 – Jardim Ângela
14 – Capão Redondo/Campo Limpo
15 – Raposo Tavares/Vila Sônia/Butantã
16 – Lapa/Barra Funda/Alto de Pinheiros
17 – Pinheiros
18 – Santo Amaro
19 – Saúde/Vila Mariana
20 – Área Central
21 – Tatuapé/Belém/Mooca
Os serviços continuam divididos entre estruturais e locais. No sistema estrutural, que abrange as ligações de maior demanda, haverá linhas radiais e perimetrais, unindo diferentes regiões ou um setor até o centro da cidade.
Também estão previstos três modelos operacionais:
SERVIÇOS DE REFERÊNCIA
Linhas que operam ao longo do dia inteiro nos dias úteis e sábados + Linhas da Madrugada
Linhas que operam ao longo do dia inteiro aos Domingos
SERVIÇOS DE REFORÇO DE REDE
Linhas que operam apenas nos períodos de pico, ou em outros horários específicos, para reforçar a operação do Serviço de Referência
SERVIÇOS ESPECIAIS
Linhas oferecidas para atendimento de demandas eventuais
Confira os modelos gerais neste link:
Confira a relação de todas as linhas em:
A SPTrans ressalta que as linhas são propostas e pode haver alterações em nota:
As informações contidas nesta comunicação são o resultado da primeira etapa dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela SPTrans com o objetivo de reformular a atual rede de linhas de ônibus de são paulo.
Inicialmente apresentam-se os conceitos que vêm orientando a formulação da nova rede de ônibus da cidade, com destaque para a permanência da atual subdivisão das linhas entre linhas estruturais e linhas locais, a divisão da cidade em setores de transporte coletivo e a criação de novas linhas perimetrais, entre outras propostas inovadoras.
A segunda parte do material é uma listagem das linhas propostas até o momento, destacando o código provisório de identificação, a relação de cada linha proposta com alguma linha existente, se é o caso, bem como a classificação, tipologia e modelo operacional.
Vale ressaltar que a listagem de linhas anexa constitui uma proposta preliminar e que os trabalhos continuam visando seu aperfeiçoamento.