20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Quase dois milhões de automóveis não respeitaram o pedágio em 2014

‘Furar’ o pedágio é considerada infração grave pela lei de trânsito.
O motorista que cometer o crime perde cinco pontos na carteira.

Todos os dias acontecem nas estradas centenas de casos de evasão de pedágio. Motoristas que decidem não pagar a tarifa passam direto pelas cabines em que a cobrança é eletrônica. Isso acontece durante o dia, com o tráfego pesado e diante dos funcionários da estrada.

A polícia diz que os caminhões são os que mais furam pedágios, mas ônibus e carros particulares também passam direto.

Na rodovia Régis Bittencourt, que liga o sul ao sudeste do país, o aumento da fuga do pedágio foi de 100% de 2013 para 2014.

A evasão também disparou na Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais: cresceu 130% de um ano para o outro.

Passar direto, sem reduzir a velocidade, é evasão, uma infração grave, que custa R$ 127,69 e dá cinco pontos na carteira.

No ano passado nas estadas paulistas, 1,8 milhão de veículos fizeram isso. Os motoristas tinham a certeza de que não iam pagar o pedágio. Mas agora, a polícia não precisa estar do outro lado da cabine para aplicar as multas.

Uma carreta que levava farelo de soja para o porto de Santos é parada três quilômetros depois do pedágio em Leme, no interior de São Paulo. Do centro de controle da concessionária, um policial já estava acompanhando o caminhão e passando informações. E não foram só as evasões que as câmeras registraram, o caminhão também escondia uma fraude: um dispositivo que faz a placa do veículo baixar na hora que ele passa na faixa de liberação automática. O caminhão foi apreendido e o motorista preso em flagrante por furto.

No sistema Anchieta – Imigrantes, acesso ao porto de Santos, quem fura pedágio não escapa. As imagens gravadas pelas câmeras do pedágio são enviadas para o tablet do fiscal, que fica nove quilômetros adiante. A polícia vê a placa, para e multa quem passou pelo pedágio sem pagar.

Fonte: Jornal Hoje

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS