Paraisópolis ganha ônibus Circular e Transporte Público Noturno

2059
Imagem: Jornal Paraisópolis News

Os moradores da região realizam 119 mil viagens de ônibus por dia para os mais variados destinos da cidade de São Paulo, e podem se deslocar com maior facilidade inclusive durante a madrugada, período já atendido por duas linhas que entraram em operação há dois meses e circulam noite adentro pelas ruas mais movimentadas do distrito.

Os 80 mil moradores de Paraisópolis, na Zona Sul da cidade de São Paulo, ganharam mais opções de transporte público nos últimos meses. São três novas linhas de ônibus, sendo uma diurna e outras duas noturnas, que passaram a circular na região. Todas têm trajetos passando por importantes avenidas como Roque Petroni Junior, Hebe Camargo e Giovanni Gronchi, entre outras.

Paraisópolis é atendido por 15 linhas de ônibus no total que, juntas, realizam 119 mil viagens de passageiros nos dias úteis. As duas linhas noturnas, criadas pela SPTrans no final de fevereiro deste ano, são parte da nova Rede da Madrugada na qual os ônibus rodam da meia-noite às 4h percorrendo trajetos com maior concentração de pessoas, como hospitais, casas de espetáculo, arenas esportivas, bares e restaurantes, além de itinerários alinhados com os de estações de metrô e trem.

As linhas do serviço Noturno que servem a região são a N742-11 Terminal João Dias – Terminal Pinheiros, e a N837-11 Terminal João Dias – CDHU Butantã. Já a linha 6412-21 Paraisópolis – Itaim Bibi, implantada em dezembro de 2014, é circular e leva os moradores a pontos da região sul como a avenida Roberto Marinho.

Também pela região de Paraisópolis passa uma extensão do maior de corredor de ônibus da cidade de São Paulo, o corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro, com 24,3 quilômetros.

Faixas exclusivas beneficiam usuários dos ônibus

Além das novas linhas, a região de Paraisópolis conta com quase 5 quilômetros de faixas exclusivas para a circulação de ônibus à direita nas vias, medida cujo objetivo é aumentar a velocidade do transporte coletivo e diminuir o tempo das viagens . Um dos trechos tem 700 metros de extensão e fica na avenida Giovanni Gronchi, onde embarcam cerca de 110 mil passageiros por dia em ônibus do sistema de transporte coletivo municipal.

Outro trecho com faixa exclusiva fica na extensão da Marginal Pinheiros, somando 4 quilômetros entre as pontes do Morumbi e João Dias. Por lá embarcam, diariamente, 175 mil passageiros em ônibus.

É possível ficar por dentro de todos os itinerários dos ônibus que passam pela região de Paraisópolis por meio do Olho Vivo. Acessando a página na internet (http://olhovivo.sptrans.com.br/) os usuários conseguem se organizar e checar os horários em que um determinado ônibus deverá passar no ponto de parada escolhido, além do tipo de veículo e suas condições de acessibilidade, entre outras informações.

Deixe seu comentário