Com estas novas implantações a cidade terá 187 ao todo. Medida visa tornar espera pela abertura do semáforo mais segura para os condutores de motocicletas
Para melhorar a segurança de motociclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos. Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo. Com estas implantações a cidade passará a contar com 187 bolsões na cidade.
Na próxima segunda-feira (04/05) serão ativados quatro novos bolsões em cruzamentos da Avenida Engenheiro Caetano Álvares (croqui anexo), exclusivos para motocicletas:
· Avenida Engenheiro Caetano Álvares com Rua Padre Venâncio de Resende
· Avenida Engenheiro Caetano Álvares com Rua Elias Gannam
· Avenida Engenheiro Caetano Álvares com Rua Baia Formosa
· Avenida Engenheiro Caetano Álvares com Rua Zilda
Além da sinalização de solo característica (pictogramas de motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular – tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos. Serão implantados 307 m² de sinalização horizontal e 3 placas.
Atenção aos vulneráveis
Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.
Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.
A iniciativa da Frente Segura tem como objetivos:
· Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
· Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
· Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
· Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
A primeira caixa de acomodação foi implantada na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril de 2013. Vale lembrar que essa sinalização, que ainda é novidade no trânsito paulistano, já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole.
Recomendações ao público
· Respeite a sinalização;
· Respeite a travessia e não pare sobre a faixa de pedestres;
· Ciclista, por ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), a ciclovia não se destina à prática de atividades desportivas, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
· É proibida a utilização da ciclovia por pedestres;
· Transporte crianças com segurança: somente no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados;
· Nunca feche o cruzamento;
· Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade do veículo para maior segurança.
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a implantação e orientar o tráfego na área.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.