Operação Dá Licença para o Ônibus – Rua Scipião terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira (1/6)

77

A partir desta segunda-feira, 1º/06, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 300 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Scipião, entre as ruas Faustolo e Guaicurus, no sentido Água Branca.

A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 10 horas e das 17 às 20 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 1º de junho, a malha de faixas exclusivas chegará aos 476,3 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 386,3 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População beneficiada

Nesse trecho de 300 metros da Rua Scipião, circulam 06 de linhas de ônibus, numa frequência de 46 ônibus/hora, que transportam 58 mil pessoas por dia, em média;

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 15/06 a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

Respeite a sinalização;
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Deixe seu comentário