Novo trecho de ciclovia na Avenida e na Ponte Cruzeiro do Sul entra em funcionamento neste sábado, dia 9

A partir deste sábado, 09/05, a cidade passa a contar com 320,3 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega novo trecho de ciclovia com 2,1 km de extensão, na Avenida Cruzeiro do Sul, entre a Rua Coronel Antônio de Carvalho e a Avenida do Estado, ligando o bairro do Carandiru à Ponte Pequena. Proporciona ainda a conexão cicloviária entre as regiões Norte e Central da Cidade.

A ciclovia engloba a Ponte Cruzeiro do Sul e somada ao trecho existente até a Avenida General Ataliba Leonel, conecta-se com a Ciclovia do Carandiru, pela Avenida Zaki Narchi e com a Ciclovia do Pari, pela Rua Pedro Vicente. O ciclista poderá acessar ainda o Terminal Rodoviário Tietê, Parque da Juventude e estações do Metrô Carandiru, Tietê e Armênia.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Do total da malha cicloviária existente na cidade, a atual gestão inaugurou 221,6 km desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias e 34 km de rotas. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

“Essa travessia é parte importante para a ligação cicloviária da Zona Norte ao Centro da cidade, sendo de fundamental relevância para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta”, ressalta o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O percurso da ciclovia será bidirecional, sobre o canteiro central ao longo da avenida. No trecho sobre a ponte o percurso será unidirecional, sobre a calçada. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente, 5.300 m² de sinalização horizontal, 93 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas” e placas de regulamentação e advertência, 970 metros de gradil e 58 tachões.

Haverá travessia rodocicloviária no cruzamento da Avenida com as ruas Coronel Antônio de Carvalho, Padre Ildefonso, Porto Seguro, Pedro Vicente, Porto Seguro e Pasteur.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Deixe um comentário