Cerca de 60 veículos da EMTU formavam longa fila na Rua Boa Vista.
Empresa diz que motoristas tiveram linhas alteradas.
Um protesto de motoristas de micro-ônibus que fazem o transporte entre cidades da Grande São Paulo reunia cerca de 60 veículos parados na Rua Boa Vista, Centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (12). O ato não tem relação com o protesto dos motoristas e cobradores de ônibus que aconteceu entre 10h e 12h desta terça.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Às 6h45, os micro-ônibus ocupavam duas das três faixas, em frente à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, na altura do número 175. Apenas uma faixa e a ciclovia ficaram liberadas, mas havia carros e pessoas passando pela via de bicicletas.
Os motoristas, de uma cooperativa de Cotia, protestam contra uma medida da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que mudou as linhas de 38 operadores do serviço da Reserva Técnica Operacional (RTO). A mudança atende a uma decisão da Justiça, que deu ganho de causa a um outro consórcio que questionou a licitação em 2006. A informação é do Bom Dia São Paulo da TV Globo.
Pela determinação, desta segunda-feira (11), os motoristas não podem mais atender as linhas da Bacia de Juqueri (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã). Eles passaram a atender as 11 linhas das regiões de Cotia, Osasco e Carapicuíba.
A EMTU afirmou ao Bom Dia SP que tentou negociar com os operadores que teriam que mudar de linha, mas não houve avanço, e o sistema de cobrança do Bilhete Ônibus Metropolitnao (BOM) foi desligado à meia-noite desta terça-feira. Com o leitor de cartão inativo, os pagamento feitos com o cartão não são computados e os motoristas deixam de receber, o que aumentou o descontentamento dos motoristas.
Desvio
Por causa da manifestação, dez linhas de ônibus municipais que passam pela Rua Boa Vista foram desviadas, informou a SPTrans.
Fonte: G1 São Paulo