18.4 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Lançado o Chamamento Público para bicicletas compartilhadas

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) publicou nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial, o Chamamento Público para o recebimento de propostas referentes à implantação, operação e manutenção de Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas com a utilização de estações de autoatendimento. A abertura da sessão do Chamamento Público será realizada às 10 horas do dia 12 de junho de 2015. O Edital e os anexos encontram-se disponíveis para download no site da Secretaria Municipal de Transportes  http://www.prefeitura.sp.gov.br/transportes

Em São Paulo, o sistema de bicicletas compartilhadas começou a ser implementado em 2012. O Plano Diretor aprovado em 2014, em seu artigo 249, passou a considerar o sistema de bicicletas compartilhadas como um componente do Sistema Cicloviário, sendo incorporado ao planejamento de mobilidade urbana. Hoje, o sistema abrange 10% do nosso território, descontadas as áreas rurais, parques e áreas de proteção ambiental.

Atualmente, o serviço de empréstimo de bicicletas na Cidade é feito por meio do Bike Sampa e do CicloSampa, parcerias entre a iniciativa privada e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes.

A capital possui 320,9 km de vias destinadas aos ciclistas. Do total da malha cicloviária existente na cidade, a atual gestão inaugurou 222,2 km, desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias e 34 km de rotas.

Paris

O compartilhamento ganhou importância nas políticas cicloviárias de diversas cidades no início deste século. Principalmente a partir da experiência de Paris, com o sistema Velib, a prática foi iniciada em 2007 e oferece perto de 20 mil bicicletas para uso comum de seus cidadãos. Ao final de 2014, aproximadamente 600 sistemas de bicicletas compartilhadas estavam em operação no mundo.

A criação de um sistema abrangente e integrado às outras redes de transporte traz benefícios diretos e indiretos às cidades e aos cidadãos, entre os quais podemos destacar o aumento do alcance do transporte coletivo de massa, a redução do congestionamento melhoria das condições ambientais, ampliação do número de ciclistas e de viagens em bicicleta.

As bicicletas compartilhadas podem oferecer uma forma de transporte bastante eficiente para uma grande parcela da população, servindo tanto para viagens exclusivas neste modo, quanto para a integração com o transporte público coletivo.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS