17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Governo de São Paulo não cumpre prazos e obras do Metrô e da CPTM atrasam

Os atrasos nas obras do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pioram as condições do trânsito e da mobilidade urbana em São Paulo. A produção do SPTV da TV Globo visitou seis linhas que estão em construção e destacou as promessas não cumpridas pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) para ampliação da malha metroviária e ferroviária na Grande São Paulo.

LINHA 5-LILÁS (EXTENSÃO)

A dona de casa Elvira Borges mora em frente ao canteiro de obras da futura estação Brooklin, da linha 5- Lilás. E reclama do barulho. “Liguei na secretaria e o moço falou vou ver se quebro o galho pra senhora e ele resolveu. A gente tem que se firme e falar senão a gente não aguenta não”, diz.

Um texto, publicado na página do Metrô na internet no dia 27 de dezembro de 2012, dizia que a expansão da Linha Lilás deveria ficar pronta ainda esse ano.

O prolongamento tem 11 km de extensão e começa na estação Largo Treze, em Santo Amaro, e vai até a Chácara Klabin, na Linha Verde. Mas durante uma visita ao canteiro de obras, no começo de maio, o governador disse que as obras serão concluídas em março de 2018.

LINHA 15-PRATA

Na Zona Leste, o trajeto do monotrilho entre as estações Cidade Tiradentes e Vila Prudente está praticamente pronto, mas faltam as estações. Apenas 2 das 18 estações da linha Prata foram entregues no prazo, em 2014. Isso corresponde a 3 km dos 26 km previstos. A linha ainda opera em fase de testes, das 9h às 14h. Em um vídeo do governo do estado, o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos prometeu dez estações para este ano.

4207687
Monotrilho da Linha 15-Prata em operação assistida entre as estações Oratório e Vila Prudente das 9h até 14h, todos os dias.

LINHA 13-JADE

O mesmo ocorre com a promessa da linha Jade da CPTM. Durante um discurso em maio de 2012, Geraldo Alckmin afirmou que o expresso aeroporto estaria pronto em 2014 para a Copa do Mundo. A linha vai ligar as cidades de São Paulo e Guarulhos.

Obras da CPTM próxima ao Aeroporto de Guarulhos (Foto: TV Globo/Reprodução)

LINHA 17-OURO

A linha Ouro do monotrilho tem trechos praticamente abandonados, onde não se vê nenhum operário trabalhando. E uma das plataformas o ferro parece enferrujado.

“Passo todo dia, esse negócio está parado, não sai”, disse o comissário Maurício Trota.

Por causa das obras, uma faixa da Avenida Jornalista Roberto Marinho está interditada e os motoristas reclamam. “Isso aqui tá uma novela na verdade”, afirmou o motorista Adeilson Freitas.

Obra na linha Ouro do monotrilho (Foto: TV Globo/Reprodução)

LINHA 9-ESMERALDA (EXTENSÃO)

O prazo para entregar o prolongamento da linha Esmeralda da CPTM, que hoje vai até a estação Grajaú, termina no meio deste ano. O trem irá chegar até Varginha e terá mais duas estações.

LINHA 4-AMARELA

A linha 4 Amarela começou a ser feita em 2004 e deveria começar a funcionar em 2008. No entanto, sete anos depois, ainda faltam 4 estações para completar menos de 13 km da linha. O consórcio responsável pelas obras não cumpriu o contrato, que foi suspenso. Apenas as estações Higienópolis e Oscar Freire serão entregues. Para concluir as estações São Paulo/Morumbi e Vila Sônia, o estado terá que fazer uma nova licitação.

LINHA 6-LARANJA

Neste ano, tiveram início as obras da futura linha Laranja, que vai da estação São Joaquim até a Brasilândia. A promessa é que a obra fique pronta em 5 anos.

“A nossa meta é sair de 71 km de Metrô para 100 km até o final de 2014, incluindo o monotrilho, operado pelo Metrô”, afirmou o governador Alckmin em 2011. Apesar da promessa, o Metrô tem atualmente apenas 78,3 km de extensão.

Outro Lado

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, deu novos prazos para as obras em atraso.

Linha 4-Amarela

“Teremos que relicitar as estações Morumbi e Vila Sônia e entregaremos em 2018 pra população”, disse sobre a extensão da linha Amarela.

Linha 5-Lilás

“Nós tivemos uma ação do Ministério Público dizendo que as licitações tinham um problema de conluio, o que não ficou comprovado. Nós entregaremos 9 estações em 2017 e uma em 2018”, afirmou sobre a Linha Lilás.

Linha 17-Ouro

Sobre a linha 17, o secretário disse que teve um problema de licenciamento ambiental. “Nós tivemos que cumprir 55 exigências pra manter árvores em ordem. Hoje nós temos o trecho estação Morumbi da CPTM e Jardim Aeroporto de Congonhas em plena obras. Nós entregaremos esse trecho em 2017”.

Linha 15-Prata

Em relação á linha 15-Prata, do Monotrilho, a alegação também foi com licenciamento ambiental e a nova promessa é que em 2017, 10 estações da linha estarão funcionando.

Linha 13-Jade

Em relação à linha Jade da CPTM, o governo diz que espera recursos da União. “O governo de São Paulo briga por uma verba do PAC que foi autorizada em abril de 2014 de R$ 250 milhões para financiamento dos sistemas de sinalização, telecomunicações, e infelizmente esse recurso ainda não veio. Isso é fundamental pra gente ter a linha em funcionamento até 2017, que é o prazo que nos prevemos pra entrega dessas obras”, justificou.

Linha 9-Esmeralda

E sobre a linha 9-Esmeralda da CPTM, o secretário alegou atraso de recursos do governo federal e que a previsão de entrega é 2017. “Infelizmente essa obra atrasou por conta de atraso em recursos federais. Nós estamos mantendo as obras em andamento com dinheiro do tesouro de São Paulo, mas sem a vinda efetiva dos recursos nos nao vamos conseguir dar um andamento satisfatório”.

Em nota, o governo federal disse que a Caixa Econômica está revisando a liberação de recursos para a linha Esmeralda. Já para a linha Jade, no dinheiro só foi contratado para a sinalização, que é uma segunda etapa da obra.

Fonte: G1 São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS