20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Começam estudos para a transferência da Ceagesp

Desde o início do mês de maio, a Ceagesp já começou a se preparar para deixar o terreno de 700 mil metros que ocupa na zona oeste da cidade. Isto porque será assinado, em data ainda não prevista, no Edifício Matarazzo, sede do Executivo paulistano, um termo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, os ministérios da Agricultura e do Planejamento e a direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

O acordo marca o início dos estudos de viabilidade para a transferência do complexo.”Esse levantamento é que servirá, entre outros pontos, para avaliar possíveis novos locais e também para uma noção dos custos envolvidos na transferência”, diz nota divulgada recentemente pela Ceagesp em seu site oficial.

O prefeito Fernando Haddad (PT) já manifestou sua vontade de que a área ocupada pelo entreposto possa receber ação de desenvolvimento urbano, com criação de bairro de uso misto. Em estudos já realizados, a Prefeitura aponta que a Ceagesp é “o maior entrave ao desenvolvimento da região oeste” e sua transferência para uma região periférica da cidade – muitos acreditam que o melhor seria às margens do Rodoanel Mário Covas – deve reduzir consideravelmente o tráfego de caminhões no centro expandido.

Empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, a Ceagesp é o maior entreoposto comercial da América Latina – em volume de vendas. Em abril, a companhia foi retirada, pelo governo federal, do Programa Nacional de Desestatização.

O entreposto ocupa terreno em Zona Predominantemente Industrial (ZPI), no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. A Prefeitura pretende reclassificar o zoneamento do local, possibilitando, no futuro, que ali sejam instaladas moradias, equipamentos públicos e construções não residenciais – um projeto nesse sentido deve ser encaminhado em breve à Câmara. Estima-se que o valor do terreno seja atualmente R$ 3 bilhões.

Fonte: Estadão

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS