Ciclovia da Ponte da Vila Guilherme com 1 km entra em funcionamento

Desde desta terça-feira, 05/05, a cidade passou a contar com 317,4 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entregou novo trecho de ciclovia com 1,0 km de extensão, na Ponte da Vila Guilherme, sobre a Marginal do Rio Tietê. A ciclovia proporciona a conexão da ciclovia da Avenida Joaquina Ramalho, na Vila Guilherme, Zona Norte da Cidade, com a ciclovia da Avenida Bom Jardim, no Pari/Canindé, no Centro.

Do total da malha cicloviária existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 218,7 km desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias e 34 km de rotas.

A travessia de ciclistas em pontes e viadutos sobre as Marginais dos rios Tietê e Pinheiros vem sendo objeto de atenção especial pela SMT/CET. Em Outubro de 2014, a pasta apresentou a proposta de construção de ciclovias e ciclopassarelas para 12 das 28 pontes existentes nas Marginais.

“Essa travessia é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade, sendo de fundamental relevância para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta”, ressalta o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O novo percurso é bidirecional, sobre o canteiro central, no eixo da ponte, e faz a ligação entre a Rua dos Machados e as avenidas Bom Jardim e Carlos de Campos. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente 3.100 m² de sinalização horizontal, 4 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas”, 1.200 tachas e gradis de proteção.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Deixe um comentário