Ação do Dia Mundial sem Tabaco chega à Estação da Luz da CPTM

147

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, a Estação da Luz receberá nesta sexta-feira (29/05), das 10h às 15h, uma ação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) para atendimento de fumantes e atividades de conscientização da população.

O atendimento será gratuito e está limitado a 300 pessoas. A equipe do Cratod, composta por cerca de 20 auxiliares, entre dentistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, distribuirá material informativo e atenderá fumantes que procuram deixar o vício.

Quem desejar poderá realizar o exame de monoximetria, espécie de “bafômetro do cigarro”, utilizando o aparelho mede a quantidade de CO (monóxido de carbono) no corpo. O CO é tóxico e reduz a capacidade de transporte de oxigênio no sangue, podendo causar problemas cardiovasculares e no sistema nervoso.

Também será possível calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e, para os que quiserem parar de fumar, haverá encaminhamento para tratamento. Também serão atendidos outros casos de dependência química.

O Cratod disponibilizará ainda um dentista para fazer o rastreamento de lesões na cavidade bucal, que podem indicar tumores. Na ação do ano passado 80 pessoas receberam este atendimento, específico para casos mais graves.

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre os riscos e mortes evitáveis causados pelo cigarro.

Serviço:

Atendimento Cratod – Dia Mundial sem Tabaco
Local: Estação da Luz (Saguão)
Data: 29/05
Horário: 10h às 15h

Deixe seu comentário