País ainda investe pouco em trem e metrô

Malha ferroviária brasileira deixa a desejar e cortes no orçamento indicam um futuro nebuloso

A malha ferroviária brasileira cresceu apenas três por cento em 2014. Foram 31 quilômetros de expansão em todo o País, um resultado que acompanha o ritmo dos últimos anos.

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  • O dado é Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, que reúne as administradoras de trem, metrô e VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. A superintendente da entidade, Roberta Marchesi, diz que para a Copa do Mundo estava prevista a entrada em operação de cinco novas grandes linhas. Seriam 80 quilômetros a mais nos mil quilômetros já existentes no sistema nacional, mas a expansão foi menor que o esperado, explica ela.

    A superintendente diz que o setor está preocupado com os cortes de orçamento anunciados pelo governo, que podem afetar 20 projetos já em execução e outros 18 próximos de serem contratados.

    Juntas, as 38 novas linhas vão fazer o Brasil ganhar mais mil e 300 quilômetros de malha ferroviária.

    Com informações do jornal Valor Econômico

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