Operação Dá Licença para o Ônibus – Região do Belém terá faixa exclusiva a partir de segunda-feira, 13/04

132

A medida tem como objetivo privilegiar o transporte público. Coletivos terão prioridade ao longo de 900 metros, nas ruas Herval, Elói Cerqueira e Cajuru, no sentido centro.

A partir da próxima segunda-feira, 13/04, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 0,9 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, no corredor formado pelas ruas Herval, Elói Cerqueira e Cajuru, entre a Avenida Álvaro Ramos e Rua Siqueira Bueno, no Belém, Região Leste da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, no sentido centro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 13/04, a malha de faixas exclusivas chegará aos 474,3 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 384,3 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População Beneficiada

Pela Rua Herval, no trecho entre Avenida Álvaro Ramos e Rua Elói Cerqueira, e pela Rua Elói de Cerqueira, no trecho entre as ruas Herval e Cajuru, circulam 11 linhas, numa frequência de 89 ônibus/hora, que transportam 162 mil pessoas por dia, em média. Pela Rua Cajuru, no trecho entre as ruas Elói Cerqueira e Siqueira Bueno. Circulam 15 de linhas de ônibus, numa frequência de 114 ônibus/hora, que transportam 193 mil pessoas por dia, em média.

Alterações no Sistema Viário

Em razão da implantação da faixa exclusiva a regulamentação do estacionamento rotativo Zona Azul será alterada no período da manhã.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 20/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Se necessitar pedir informações proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Deixe seu comentário