Operação Dá Licença para o Ônibus – Avenida do Cursino terá faixa exclusiva a partir de segunda-feira, 06/04

85

A partir da próxima segunda-feira, 06/04, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 2,8 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, na Avenida do Cursino, entre as ruas Dom Villares e Santa Cruz, na Região Sul da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00, nos dois sentidos.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 06/04, a malha de faixas exclusivas chegará aos 473,4 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 383,4 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População Beneficiada

Pela Avenida do Cursino, no trecho de implantação, circulam 22 linhas, numa frequência de 56 ônibus/hora, que transportam 153 mil pessoas por dia, em média.

Alterações no Sistema Viário

Em função da implantação da faixa exclusiva a regulamentação de velocidade da Avenida do Cursino será alterada para 50 km/h, no trecho entre Rua Santa Cruz e Avenida Miguel Estéfano.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 13/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Se necessitar pedir informações proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn