Mobilidade a pé é tema da 12ª reunião da Comissão de Trânsito e Transporte

Melhoria das calçadas, segurança na travessia de cruzamentos, pontes e diminuição no número de acidentes envolvendo pedestres foram ações apresentadas durante o evento.

Com o intuito de melhorar as condições da mobilidade a pé e atender às necessidades de deslocamento de pessoas com deficiência, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), em sua 12ª reunião ordinária, realizada na manhã de 16/4, colocou o tema em debate, recepcionou sugestões e apresentou propostas, entre elas a de municipalizar as calçadas e iniciar ações de melhoria para o pedestre pelas periferias da cidade.

“O sistema viário precisa ser democratizado. Pensar na mobilidade urbana é pensar, também, no pedestre. A cidade é de todos e todos têm seus direitos”, afirmou o presidente da CMTT e secretário de Transportes, Jilmar Tatto que enfatizou também que melhorar as calçadas e a acessibilidade urbana é um ganho para a população em geral. Todos são pedestres, mesmo aqueles que utilizam o transporte público ou o carro particular diariamente, em alguns momentos do dia, essas pessoas realizam deslocamentos a pé.

Política de mobilidade para pedestres e pessoas com deficiência ganha espaço na reunião da CMTT

A Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência apresentou propostas para fortalecer a política de mobilidade para pedestres, com ações específicas para aprimorar os passeios públicos, como a de requalificar pontes e viadutos garantindo a segurança da travessia aos pedestres.

Movimentos ligados à defesa da mobilidade urbana também participaram da reunião. Letícia Sabino do Sampapé, organização que incentiva os deslocamentos a pé, agradeceu a oportunidade de debater o tema e acrescentou: “Esse momento é histórico, e o conselho está sendo um importante espaço para discutir essa rede de mobilidade”.

A próxima reunião ordinária da Comissão de Trânsito e Transporte ocorrerá no dia 25 de junho. Todos podem participar e acompanhar pelo site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/participacao_ social/conselhos_e_orgaos_colegiados/conselho_1/

Além dos conselheiros, participaram da reunião representantes da sociedade civil, de movimentos sociais e das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Subprefeituras.

Acessibilidade no transporte Público

A próxima licitação irá prever que todos os ônibus que entrarão no sistema municipal de transporte serão acessíveis à pessoas com mobilidade reduzida.

Atualmente, a frota municipal já tem 80% dos coletivos acessíveis. Dos 14.739 ônibus, 11.760 são acessíveis.

O secretario de Transportes Jilmar Tatto anunciou que em maio o edital será colocado em consulta pública.

Participação virtual

Até o dia 17 de abril, a população pode contribuir pela internet com a elaboração do Plano de Mobilidade da cidade de São Paulo. A última rodada de debates temáticos presenciais aconteceu no último sábado dia 11.

Um dos temas que estão em debate é a mobilidade a pé.

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans

Deixe um comentário