Mostra no Museu da Casa Brasileira vai até o dia 10 de maio.
Segundo curador, bicicletas são parte essencial da identidade holandesa.
Uma exposição sobre o uso da bicicleta em um de seus redutos mais tradicionais no mundo, a Holanda, acontece até o dia 10 de maio no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
A mostra “Pedalá e Cá” tem um enorme painel com imagens do uso da bicicleta no país nas mais diversas situações, que incluem pessoas indo ao trabalho e pedalando na neve. Também estão em exposição uma bicicleta criada pelo estúdio Van Moof Design e vídeos sobre o uso cotidiano deste transporte no país.
O curador da mostra, Jorn Konjin, afirma que as bicicletas são parte essencial da identidade nacional na Holanda. “Na Holanda, as bicicletas estão em todos os lugares, sempre e em qualquer época do ano”, diz, admitindo porém facilidades para pedalar no país, como a geografia plana e o fato de as cidades serem pequenas.
A exposição conta ainda a história da ministra de Assuntos Sociais e Emprego, Jetta Klijnsma, que rejeitou o carro oficial ao qual teria direito em razão do cargo que ocupa. Jetta, que tem mobilidade reduzida, pediu no lugar do automóvel uma bicicleta e um motorista que a pudesse levar todos os dias ao trabalho. E o pedido foi atendido.
Acesso de bicicleta
A ideia da exposição surgiu em novembro de 2014, a partir do contato entre Jorn Konijn e o diretor da feira Mercado Arte e Design (MADE), Waldick Jatobá. Em parceria com os designers gráficos Karen Barahona e Tys van Santen, Jorn Konijn desenvolveu a mostra “Pe+Da+Lá & Aqui”, como parte da MADE 2014, que contou com oito painéis sobre diferentes aspectos da cultura da bicicleta no Brasil e na Holanda, feitos por artistas dos dois países.
O Museu da Casa Brasileira oferece 40 vagas em um bicicletário para quem quiser se dirigir até o local de bicicleta. O espaço fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que tem ciclovia.
Serviço:
Local: Museu da Casa Brasileira. Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h, até 10 de maio
Preço: entrada gratuita: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos. Aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas a entrada permanece gratuita.
Fonte: G1