20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

CET implanta cinco bolsões de espera para motos e bicicletas na Avenida Professor Francisco Morato

Com estas novas implantações a cidade terá 183 ao todo. Medida visa tornar espera pela abertura do semáforo mais segura para os condutores dos veículos sobre duas rodas

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo. Com estas implantações a cidade passará a contar com 183 bolsões na cidade.

Na próxima segunda-feira (27/04) serão ativados cinco novos bolsões em cruzamentos da Avenida Professor Francisco Morato (croqui anexo):

· Avenida Professor Francisco Morato X Avenida Doutor Vital Brasil

· Avenida Professor Francisco Morato X Rua MMDC

· Avenida Professor Francisco Morato X Rua Sapetuba

· Avenida Professor Francisco Morato X Rua Dráusio

· Avenida Professor Francisco Morato X Rua Alvarenga

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular – tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas. Serão implantados 135 m² de sinalização horizontal e 11 placas.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.

A iniciativa da Frente Segura tem como objetivos:

· Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;

· Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

· Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

· Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A primeira caixa de acomodação foi implantada na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril de 2013. Vale lembrar que essa sinalização, que ainda é novidade no trânsito paulistano, já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole.

Recomendações ao público

· Respeite a sinalização;

· Respeite a travessia e não pare sobre a faixa de pedestres;

· Transporte crianças com segurança: somente no banco de trás, usando cinto ou assentos apropriados;

· Nunca feche o cruzamento;

· Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);

· Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a implantação e orientar o tráfego na área.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS