A idéia é implementar uma opção de lazer no feriado nacional. Em ambos os dias, devido à realização de eventos, alguns trechos das Ciclofaixas de Lazer estarão suspensos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que, excepcionalmente na próxima sexta-feira (01/05), das 7h00 às 16h00, feriado do Dia do Trabalhador, as Ciclofaixas de Lazer serão ativadas. A idéia é implementar uma opção de lazer no feriado nacional, já que normalmente elas são abertas apenas aos domingos. Lembramos que no domingo (04/05), elas também funcionarão. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Devido à realização de diversos eventos pela cidade na sexta-feira (01/05) e no domingo (03/05), alguns trechos da tradicional Ciclofaixa de Lazer terão seus horários e/ou percursos readequados de modo a atender ao público ciclista com segurança, sem interferir com as demais festividades previstas para o mesmo dia.
Sexta-Feira (01/05), Dia do Trabalhador
Em conseqüência da realização do evento “1º de Maio da Força Sindical” na Praça Heróis da FEB, estará suspenso o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte nos trechos da Avenida General Ataliba Leonel (entre a Rua Doutor Zuquim e a Rua Voluntários da Pátria), da Avenida General Pedro Leon Schneider (entre a Rua Voluntários da Pátria e Avenida Santos Dumont) e da Avenida Santos Dumont (entre a Avenida General Pedro Leon Schneider e Avenida Braz Leme). A ciclofaixa continuará permitindo o acesso ao Parque da Juventude, situado na Avenida General Ataliba Leonel, e ao SESC Santana, situado na Avenida Luís Dumont Villares. A ativação ocorrerá normalmente na Avenida General Ataliba Leonel, entre a Rua Doutor Zuquim e Avenida Luís Dumont Villares, e na Avenida Luís Dumont Villares, entre a Avenida General Ataliba Leonel e Rua Tomé Portes. O horário de ativação da ciclofaixa não será alterado, funcionando das 7h00 às 16h00.
Domingo (03/05)
Devido à exposição de veículos antigos, também estará suspensa excepcionalmente neste domingo (03/04), em período integral (das 7h00 às 16h00), o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Centro-Luz, no trecho do Parque da Luz (Rua Mauá, Viaduto General Couto de Magalhães, Parque da Luz e Avenida Tiradentes). Devido à esta suspensão, os ciclistas deverão retornar na Avenida Cásper Libero, junto à Rua Mauá.
As demais Ciclofaixas de Lazer terão funcionamento normal, das 7h00 às 16h00.
Ciclofaixas de Lazer
A malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 245,3 quilômetros de extensão, caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 120,8 Km, distribuídos da seguinte forma:
Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques) – liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) – 45 quilômetros de extensão. Os primeiros 10 km inaugurados em 2009.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte – inaugurada em março de 2012, liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em outubro/2012 entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos. Extensão total, 8,5 km.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste – liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Aberta ao publico em março de 2012.
Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro-Ibirapuera – O circuito completo totaliza 42,1 km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso original passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. Neste final de semana estará parcialmente desativado. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais – Jabaquara-Indianópolis.
Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga– possui 11,2 km, sendo 0,6 km entre a Ciclofaixa Zona Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques)e a Ciclovia do Rio Pinheiros, e 10,6 km interligando a Ciclovia do Rio Pinheiros à Ciclovia Parque Praia São Paulo, junto à Represa Guarapiranga no extremo Sul da Cidade.
Além de interligar estas duas ciclovias, a ciclofaixa de lazer Guarapiranga possibilita que os ciclistas que utilizam a Ciclofaixa de Lazer entre Parques das Zonas Oeste/Sul acessem a região da Represa Guarapiranga, assim como a população residente dessa parte da cidade chegue pedalando à região do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do Centro.
Para tanto, os ciclistas devem utilizar boa parte do trajeto pela Ciclovia do Rio Pinheiros (30 km nos dois sentidos), acessando pela entrada junto à Estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até seu final na Av. Miguel Yunes, junto à Ponte Vitorino Goulart.
Recomendações ao Público
– Respeite a sinalização;
– Por trata-se de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;
– É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;
– Motorista, não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
– Motorista, não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
– Motorista, ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
– Caso não se dirija às regiões, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.