A forte chuva que caiu sobre Taboão da Serra na tarde desta quinta-feira, dia 19 deixou a região central em situação caótica. O Largo de Taboão da Serra ficou debaixo d’água. O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, decretou estado de emergência. O Corpo de Bombeiros confirmou que há uma pessoa desaparecida.
A violência das águas foi tanta que arrastou mais de 50 veículos e três carros foram jogados para dentro do Córrego Poá. Os bombeiros já iniciaram a retirada, não há informações de vítimas dentro desses veículos. Placas de sinalização foram derrubadas e o guarda-corpo do córrego também caiu. Uma casa corre o risco de desabar, engenheiros já estão avaliando a situação.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
De acordo com a Defesa Civil de Taboão da Serra, em 30 minutos choveu 68 mm, volume muito grande em pouco espaço de tempo. O considerado alto pelo órgão é de 50 mm em um dia inteiro, o que seria considerado estado de alerta para o risco de enchente.
Há um grande contingente de pessoal da prefeitura nas ruas, assistentes sociais e da Defesa Civil. Colchões, cobertores e cestas básicas estão sendo distribuídos para as famílias que foram atingidas. A Defesa Civil já iniciou a limpeza das ruas da região central, parte da rua José Soares de Azevedo já está limpa. O bairro do Jd. Clementino já foi totalmente liberado.
Chuvas
A forte chuva que caiu sobre Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica deixou todas as cidades da região em estado de alerta, na tarde desta quinta-feira, dia 19. Dezenas de pontos de alagamento foram registrados, deixando o trânsito caótico. A rodovia Régis Bittencourt ficou intransitável nos dois sentidos e o Largo do Taboão ficou debaixo d’água.
A chuva veio forte em Itapecerica da Serra por volta das 13h30, logo em seguida chegou a Embu das Artes e atingiu Taboão da Serra por volta das 14h, causando muito transtorno e prejuízo para os moradores que vivem em áreas próximas ao córrego Poá. A enchente nas ruas do Jd. Santa Luzia chegaram a mais de metros em algumas ruas.
De acordo com a Defesa Civil de Taboão, as equipes estão encontrando muitas dificuldades para chegar em vários locais. Mas a princípio a Régis Bittencourt apresentou vários pontos de alagamentos, além dos bairros do Jd. Clementino, Jd. Salete e na região central.
Alguns pontos de Taboão da Serra já era possível perceber que essa foi a pior tempestade dos últimos 12 meses. Pontos que raramente apresentam alagamento como a avenida Maria Rosa, tiveram pontos intransitáveis.
Na rodovia Régis Bittencourt, no trecho que corta Taboão da Serra, foram registrados pelo menos cinco pontos de alagamento. Na frente da delegacia Seccional e próximo ao Shopping, é um problema recorrente. Desta vez, em frente aos prédios da cooperativa Vida Nova, no Sentido São Paulo, as três faixas ficaram intransitáveis.
Fonte: Portal Taboanense