O caos sobre os trilhos nas maiores metrópoles do país, foi o tema da série especiais de reportagens do Jornal da Band que foram exibidas de 24/03 à 27/03. A reportagem mostrou as condições desumanas a que passageiros são submetidos nos vagões do Rio de Janeiro e de São Paulo. As equipes percorerram diversas linhas, tanto em SP quanto no RJ, para mostrar com imagens diretas aquilo que milhares de brasileiros sofrem todos os dias.
Em São Paulo as matérias foram realizadas pelo repórter Gilberto Smaniotto e o produtor Gilberto Amêndola. E no Rio de Janeiro a matéria foi realizada pela repórter Mônica Puga e o produtor Leonardo Teixeira.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
RELEASE DAS MATÉRIAS:
1ª MATÉRIA EXIBIDA EM 24/03
Dados sobre o Metrô de São Paulo informados na primeira matéria:
– 70 km de trilhos
– 150 composições
– 4 milhões e 700 mil passageiros transportados todos os dias
– No horário de pico um vagão do trem ou do metrô tem 10 pessoas por m² quando na verdade deveria ter apenas 5 pessoas
Já na CPTM são transportados 2milhões e 800 mil passageiros todos os dias.
2ª MATÉRIA EXIBIDA EM 25/03
Dados sobre a SuperVia informados nesta segunda matéria:
– 620 mil passageriros transportados todos os dias
– 201 trens, destes 149 trens tem ar condicionado segundo a SuperVia
Já no Metrô são 800 mil passageiros transportados todos os dias. A população da região metropolitana estima-se em 12 milhões.
3ª MATÉRIA EXIBIDA EM 26/03
Na terceira matéria o destaque fica para os desgastes físicos e emocionais gerados pelas viagens nos meios de transporte. Cerca de 4.000 funcionários do Metrô de São Paulo foram treinados pelo Instituto do Coração para atender casos de emergência. Somente em 2014 cerca de 13.000 pessoas foram atendidas pelos socorristas do Metrô, geralmente entre 7h e 9h da manhã, ou dentro dos trens ou nas plataformas.
A matéria também destacou o trabalho nas redes sociais dos perfis colaborativos que ajudam outros usuários no dia-a-dia no Metrô e CPTM. Indicamos os perfis da equipe MobSampa.
4ª MATÉRIA EXIBIDA EM 27/3
Na última matéria o âncora Ricardo Boechat utilizou a Linha 11-Coral no trecho de Guaianases até a estação da Luz.
Créditos: Jornal da Band
Confira a opinião do Blog do Ralph Giesbrecht sobre esta matéria do Jornal da Band.