A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar nesta segunda-feira (09/03) nova sinalização viária na Estrada de Poá, Bairro de Guaianases, Zona Leste.
No trabalho de implantação serão utilizados 840 m² de sinalização horizontal, 87 placas de sinalização viária, além da construção de três lombadas e uma ilha (refúgio) para pedestres.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Pelos 2 quilômetros de extensão da Estrada de Poá serão implantadas faixas de pedestres, sinalização para balizamento e ordenamento do tráfego veicular (canalizações com pinturas e prismas, linhas tracejadas e linhas duplas amarelas), além da manutenção da sinalização vertical (placas de velocidade máxima permitida, de lombadas e advertência de travessia de pedestres) e da pintura das lombadas existentes. Também serão implantadas três lombadas (altura dos números 696, 700F/950 e 2145), além da construção de ilha de concreto para apoio dos pedestres na travessia que será implantada próximo ao Fórum Regional de Itaquera e Guaianases.
A ação está inserida no Programa de Segurança Viária (PSV) desenvolvido pela atual gestão para melhorar as condições de segurança dessas vias, sobretudo dos pedestres, através da redução da velocidade veicular e ordenamento do direito de passagem nos cruzamentos. O objetivo é permitir uma relação mais pacífica entre os usuários e a consequente diminuição do número de acidentes e vítimas. Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.
Vale destacar que as equipes operacionais da CET farão o acompanhamento das intervenções com o intuito de orientar os usuários. A equipe de segurança, por sua vez, fará o monitoramento dos acidentes nestas vias para avaliar os resultados das intervenções.
Por fim, solicitamos aos usuários atenção quanto à nova sinalização implantada e respeito aos limites de velocidade, especialmente aos motoristas e motociclistas em relação a pedestres e ciclistas que compõem o grupo mais frágil.
Recomendações ao público
· Respeite a sinalização;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
· Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;