A ação visa aumentar a segurança para usuários e incentivar o melhor compartilhamento do espaço urbano
A Companhia de Engenharia de Tráfego irá implantar na segunda-feira (16/03) redução de velocidade na Rua da Consolação, entre a Avenida Paulista e a Rua Amaral Gurgel, onde será regulamentada a velocidade máxima de 50 km/h. Atualmente, a velocidade permitida é de até 60 km/h. A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do “Programa de Proteção à Vida”. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
Alterações no Sistema Viário
· Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h na Rua da Consolação, em um trecho da de 2 km, entre a Avenida Paulista e a Rua Amaral Gurgel.
A medida se faz necessária vista que a referida rua possui tráfego intenso e concentra grande volume de pedestres devido ao Corredor de Ônibus e ao comércio local. Desta forma, velocidades menores são necessárias para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo. De janeiro de 2011 a dezembro de 2013 aconteceram no referido trecho da Rua da Consolação, 206 acidentes veiculares com vítimas e 108 atropelamentos, resultando em 362 pessoas feridas e 6 mortes.
Para implantação da redução de velocidade neste trecho da Rua da Consolação serão utilizadas 50 novas placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de faixas de vinil nos principais acessos, alertando os motoristas quanto à mudança.
Recomendações ao público
· Respeite a sinalização;
· Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
· Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
· Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada.
A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e orientar o tráfego na região.