Obras de modernização alteram a circulação dos trens

Neste fim de semana, 21 e 22 de março, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí]

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação estará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas para embarque e desembarque na Estação Pirituba. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 21 minutos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, e de 30 minutos entre Perus e Jundiaí.

    Linha 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú]

    Sábado: a partir das 23h serão realizados serviços nos equipamentos de sinalização entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo médio será de 18 minutos entre Osasco e Grajaú.

    Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação entre Osasco e Presidente Altino ficará interrompida. Para completar a viagem os usuários da Linha 9 poderão utilizar os trens da Linha 8.

    Das 9h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Santo Amaro e Socorro. Durante este período, o intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

    Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra]

    Domingo: das 4h até meia-noite, excepcionalmente, os trens da Linha 10-Turquesa partirão da Estação da Luz. Das 8h às 18h, serão realizados trabalhos de infraestrutura no entorno da Estação Guapituba. O intervalo médio será de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

    Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz – GuaianaObrasses]

    Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre as estações Luz e Brás. Por conta das obras, o Expresso Leste retornará da Estação Brás. Para dar continuidade a viagem até a Estação da Luz, os usuários deverão utilizar os trens da Linha 10-Turquesa. O intervalo médio será de 15 minutos no trecho entre Brás e Guaianazes.

    Linha 11-Coral/Extensão [Guaianases – Estudantes]

    Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação estará interrompida no trecho entre Guaianases e Jundiapeba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas para embarque e desembarque nas estações Antônio Gianetti Neto, Calmon Viana e Suzano. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.

    Das 4h até meia-noite, também serão realizados serviços de infraestrutura e intervenções nos equipamentos de via permanente na região da Estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 25 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.

    Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]

    Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Romano e Eng.º Manoel Feio. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

    Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

    Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.