Dados publicados pelo Globocan, projeto da Organização Mundial da Saúde que visa coletar, organizar e divulgar dados estimativos da incidência e mortalidade dos tipos mais comuns de câncer no mundo, apontam que, em 2012, 6.255 pessoas receberam o diagnóstico de câncer de rim no Brasil, sendo 3.761 homens e 2.494 mulheres. Este tipo de câncer está entre os 10 mais comuns, e, no geral, o risco de desenvolver a doença é cerca de 1 em 63 (1,6%). No Dia Mundial do Rim, 12 de março, o Instituto Espaço de Vida, juntamente o laboratório Pfizer, o Metrô de SP e outras entidades nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançarão a campanha “Cuide de seu Rim”, com uma ação, nacional, de conscientização da população sobre câncer, nefrite e diálise.
Em São Paulo, uma equipe uniformizada de camiseta branca com o logo da Campanha “Cuide do seu Rim” estará presente, das 6 às 11h, na Estação Brás do metrô, distribuindo panfletos informativos sobre a doença, os sintomas, como prevenir e, principalmente, a estimular as pessoas a procurarem clínicos gerais e nefrologistas para diagnosticarem qualquer problema. As pessoas também receberão uma garrafa de água como incentivo do consumo da bebida para preservar a saúde dos rins, além de terem à disposição totens, balcões e outros materiais informativos sobre a doença.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
“Esta é a primeira vez que realizamos uma campanha como esta, essencial para alertar a população sobre os cuidados de prevenção, as doenças mais frequentes e os tratamentos existentes. Disponibilizaremos um 0800 que estará à disposição da sociedade para tirar todas as dúvidas”, afirma a presidente do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini.
Sobre a doença
“Geralmente os tumores ou problemas nos rins, como o rim policístico, são diagnosticados apenas em exames de rotina por não apresentarem sintomas claros. Alguns sinais podem alertar para a doença, como sangue na urina, dor lombar de um lado, massa (caroço) na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre, anemia. Estes sintomas podem ser causados pelo câncer, mas frequentemente são causados também por outras doenças, por isso a ajuda de um especialista é essencial”, esclarece o presidente da Sociedade Brasiliera de Oncologia Clínica (SBOC) Dr. Evanius Wiermann.
De acordo com o especialista, o câncer de rim ocorre em 2 a 3% dos tumores malignos no adulto e é o mais letal dos tumores urológicos, com possibilidade de óbito em até 30 a 40% de todos os casos. “Cerca de 31 mil novos casos são detectados por ano nos Estados Unidos. Existe um predomínio masculino (3:2) e a faixa etária predominante é da sexta à sétima década. A maioria dos casos é considerada esporádica, com apenas 4% com etiologia familiar. A incidência vem aumentando anualmente desde a década de 70, com taxa de 4% ao ano. Isto pode ser devido ao maior diagnóstico em fases mais precoces, por achado incidental, por uso comum de exames de imagem, como ultrassom e tomografia, bem como pela maior expectativa de vida”, finaliza.
Sobre o Instituto Espaço de Vida
O Instituto Espaço de Vida é uma organização que, há cinco anos, oferece informação consistente e atualizada a pacientes e médicos com o objetivo de promover a conscientização do paciente, cuidadores familiares e profissionais da saúde. O Espaço foi constituído quando sua fundadora, Christine Battistini, foi diagnosticada com câncer de mama e teve dificuldades em encontrar informação consistente e atualizada voltada aos pacientes.
O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea, anemia falciforme e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto).
Acesse: