Em entrevista concedida à rádio Jovem Pan nesta terça-feira (3/3), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre o transporte público sobre trilhos comentando sobre as 8 obras do Metrô e da CPTM que estão em andamento. E também comentou que o restante das estações do Metrô e da CPTM passarão por um processo de modernização.
Confira:
LINHA 4-AMARELA
Quando questionado sobre a demora nas obras da Linha 4-Amarela, Alckmin rebateu que sempre foram concebidas em duas fases (Fase I e Fase II). Também reafirmou que o consórcio Isolux Córsan-Corviam, responsável pelas obras, está tendo problemas e que eles tem até o final desta semana para apresentar o cronograma e a viabilidade de execução das obras. Citou que para terminar a estação Fradique Coutinho foi um verdadeiro sufoco e teve que juntar diversos funcionários para entregar a estação.
Os pagamentos estão em dia, tem o financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a empresa não consegue terminar as obras.
A fase II da Linha 4-Amarela faltam quatro estações para serem entregues, que são: Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Se o consórcio Isolux Córsan-Corviam não tivesse tido problemas eles entregariam pelo menos as estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie no segundo semestre. Agora se não entregarem o contrato será rompido, eles já foram multados diversas vezes e terão que levantar a garantia e a obra será relicitada. Se for necessária a relicitação está tudo preparado para em 60 dias ela ser relicitada. A segunda empresa pode assumir a obra desde que seja com o preço da primeira. Mas é difícil que ela vá cumprir o mesmo preço.
LINHA 5-LILÁS (Extensão)
A estação Adolfo Pinheiro já foi entregue ano passado e as outras 10 estações estão em obras e serão entregues todas ao mesmo tempo, as obras deverão levar mais um 1 ano e meio ou 2 anos para serem concluídas.
Tem três tatuzões simultâneos em operação nas obras da Linha 5, a chamada linha dos hospitais, que vai até a estação Santa Cruz da Linha 1-Azul.
LINHA 6-LARANJA
É a PPP (Parceria Público Privada) que está começando e no momento encontra-se com processos de desapropriação e em breve estarão iniciando a obra física. A Linha 6 vai ligar a Brasilândia (Zona Norte de SP) até a estação São Joaquim da Linha 1-Azul.
LINHA 15-PRATA
É a linha do monotrilho que liga atualmente as estações Vila Prudente e Oratório. E que num primeiro momento vai chegar até o bairro de São Mateus. Alckmin até comentou: “Se você passar na Avenida Anhaia Mello verá que está todo mundo trabalhando.”
LINHA 17-OURO
Alckmin afirmou que a obra do monotrilho da Linha 17-Ouro não está parada. O que está pronto são aqueles pilares e a parte de cima. Todos no momento estão empenhados na questão das obras do pátio de manobras que será encima do piscinão lá da Avenida Roberto Marinho. Comentou: “Está todo mundo concentrado nessa obra, está tudo indo bem, não tem nenhum atraso.”
A Linha 17-Ouro terá 18 km de extensão, ligando o bairro do Morumbi ao Jabaquara e ao Aeroporto de Congonhas.
LINHA 18-BRONZE
Será a linha que vai levar o monotrilho para a cidade de São Bernardo do Campo no ABC Paulista, Alckmin disse que estão aguardando a liberação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pois assim que o contrato for assinado a obra terá início.
LINHA 13-JADE
Será a linha que vai levar o trem da CPTM até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Partirá da estação Engenheiro Goulart (Linha 12-Safira) e também terá uma estação no Parque Cecap em Guarulhos.
LINHA 9-ESMERALDA (Extensão)
É a extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM que vai ligar a estação Grajaú até Varginha, no extremo sul de São Paulo.