A Prefeitura de Taboão da Serra decreta estado de emergência após fortes chuvas que cairam na cidade na tarde desta quinta-feira, dia 19. A região central foi a mais atingida. Uma pessoa está desaparecida. Uma casa corre o risco de desabamento, engenheiros já estão avaliando a situação.
De acordo com a Defesa Civil de Taboão da Serra, em 30 minutos choveu 68 mm, volume muito grande em pouco espaço de tempo. O considerado alto pelo órgão é de 50 mm em um dia inteiro, o que seria considerado estado de alerta para o risco de enchente. A Defesa Civil já iniciou a limpeza das ruas da região central, parte da rua José Soares de Azevedo já está limpa. O bairro do Jd. Clementino já foi totalmente liberado.
Nota Oficial da Prefeitura de Taboão da Serra
“Em resposta à solicitação, a Prefeitura de Taboão da Serra informa que a chuva que caiu na tarde desta quinta-feira, 19 de março, foi forte e repentina. A Defesa Civil, as Secretarias de Assistência Social e de Saúde, bem como todos os departamentos da Prefeitura, estão de prontidão para o atendimento às vitimas.
As ruas mais atingidas foram as Ruas Santa Luzia e José Soares de Azevedo, as Avenidas Getúlio Vargas e Armando Andrade, além da Rodovia Régis Bittencourt.
Ainda não há informações sobre o número de famílias atingidas pela chuva ou mesmo de desabrigados, uma vez que as águas ainda estão baixando. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão auxiliando na operação. Inicialmente duas pessoas foram socorridas na região central da cidade, pelo helicóptero da Polícia Militar. Considerando a situação, a Prefeitura de Taboão da Serra decretará estado de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, em apenas 30 minutos caíram 68 mm de chuva, algo considerado muito alto e alarmante, uma vez que o normal é chover 100 mm em três dias.
A Defesa Civil está trabalhando para limpar as ruas da cidade e retirar dois carros que foram arrastados para dentro do Córrego Poá. Existe a suspeita de que duas pessoas estejam desaparecidas.
Inicialmente, uma casa foi interditada pela Defesa Civil e os moradores passarão a noite na casa de familiares. A estimativa é que de 200 a 300 casas tenham sido atingidas pela chuva. Funcionários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania estão nas ruas fazendo um levantamento com os moradores para verificar quais são as necessidades de cada um.”
Fonte: Portal Taboanense