Morumbi ganha 1,8 quilômetro de ciclovia

A partir desta sexta-feira, 13/02, a cidade passa a contar com 237,5 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia na região do Morumbi, Zona Sul da cidade. O trecho com 1,8 km de extensão funcionará entre o Parque Alfredo Volpi e a Rua Acutiranha, proporcionando acesso aos bairros Cidade Jardim, Jardim Silvia, Jardim Panorama e Paineiras do Morumbi entre outros.

Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 174,5 km desde junho de 2014. Portanto, antes, São Paulo só possuía 63 km. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“Estamos ampliando nossa rede cicloviária nos mais diversos pontos da cidade, trata-se da construção de uma malha que fará ligações com pontos estratégicos de mobilidade, como terminais de ônibus e estações do metrô, além de equipamentos como escolas, praças e bibliotecas”, afirma o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

O traçado será bidirecional, à direita da pista. Na demarcação estão sendo usados, aproximadamente, 4000 m² de sinalização horizontal – faixas de solo, 130 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas” e placas de regulamentação e advertência. A ciclovia segue o seguinte trajeto:

Avenida Amarílis, entre as ruas Engenheiro Oscar Americano (acesso ao Parque Alfredo Volpi), e Doutor Fausto de Almeida Penteado;
Rua Doutor Fausto de Almeida Penteado, entre as avenidas Amarílis e Doutor Alberto Penteado;
Avenida Doutor Alberto Penteado, entre as ruas Doutor Fausto de Almeida Penteado e Acutiranha;
Rua Acutiranha, entre a Avenida Doutor Alberto Penteado e a Rua Ana Vieira de Carvalho;

Nos cruzamentos da Avenida Amarílis com as ruas Albertina de Oliveira Godinho e Doutor Wilton Paes de Almeida, existem travessias rodocicloviárias, sem semáforos exclusivos para ciclistas, que deverão respeitar as regras de circulação do Código de Trânsito Brasileiro. No cruzamento com a Rua Silena existe minirotatória, onde o ciclista deverá circular desmontado, preservando as condições de segurança dos usuários.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Respeite a ciclovia desde o início da implantação da mesma;
– Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Deixe um comentário