Empréstimo de scooter e bicicleta elétrica é testado em passeios em São Paulo

O projeto Bike Sampa, com 200 pontos de empréstimo de magrelas na cidade, pode ganhar concorrência motorizada. Vinte bicicletas e scooters elétricas —dez de cada modelo— estão sendo testadas pela empresa espanhola que quer implantar o sistema em São Paulo, a Cooltra.

Por enquanto, ela promove tours pela capital em três rotas diferentes: parques, centro histórico e Paulista. Feito sempre aos domingos na ciclofaixa de lazer, o passeio de bicicleta dura de duas a cinco horas e custa R$ 100 por pessoa. Com a scooter, sai a partir de R$ 150, com três horas.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O primeiro percorre do Villa- Lobos até o Ibirapuera, passando pelos parques do Povo e Trianon, em um total de 28 km. A segunda opção é no centro e inclui o Pateo do Collegio e o Theatro Municipal (ponto de encontro), com 8 km. Já o terceiro tour, pela avenida Paulista, vai da Vila Mariana até a praça do Ciclista, na Consolação, somando 10 km.

A bike elétrica funciona com pedal assistido, ou seja, é preciso pedalar para o motor funcionar, ainda que a força usada seja menor do que aquela necessária para fazer uma bicicleta comum andar.

Com a scooter elétrica, os percursos não são permitidos na ciclofaixa e é preciso ter carteira de habilitação para moto para conduzi-la. São duas opções: o tour dos parques e o “histórico”, que parte da estação do metrô Santos-Imigrantes e passa pelo parque da Independência, Mosteiro de São Bento e Theatro Municipal. Os passeios devem ser agendados com 48 horas de antecedência, com mínimo de quatro participantes e o máximo de dez.

“Não é um projeto só de bike, mas de tecnologia. Pode ser uma solução de mobilidade urbana e ambiente”, diz Island Costa, diretor da Cooltra e vice-presidente da Abve (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Segundo ele, o esquema de empréstimo deve ser implantado na cidade no segundo semestre deste ano.

A circulação de bikes elétricas nos mais de 230 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas foi liberada em dezembro do ano passado, quando o prefeito Fernando Haddad (PT) baixou o decreto 55.790.

Cooltra Brasil
Tel: 2579-0369 – E-mail: saopaulo@cooltra.com – Segunda à Sexta: 10h às 17h

Deixe um comentário