30.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Falta de energia afeta circulação de trens da Linha 4-Amarela

Passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô, administrada pela ViaQuatro, tiveram problemas na tarde desta segunda-feira (19/1). Às 14h40 devido a falta de energia elétrica na estação Luz, os trens passaram a operar com velocidade reduzida no trecho Butantã/Luz. A falta de energia ocorreu devido a um apagão que segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema) atingiu além de diversos bairros de São Paulo, outros estados do país.

Por volta das 15h18 a circulação de trens da Linha 4-Amarela passou a operar parcialmente somente no trecho Butantã/Paulista. Na estação Paulista a única opção era fazer a transferência para a estação Consolação da Linha 2-Verde para acessar as demais linhas do sistema. As entradas da Linha 4 nas estações República e Luz ficaram fechadas para os passageiros. Não havia perspectiva de normalização do sistema segundo a ViaQuatro.

Um dos trens ficou parado dentro do túnel entre as estações Luz e República e os usuários foram obrigados a evacuar o trem e caminhar pela via até a estação República. Alguns passageiros passaram mal e tiveram de ser socorridos.


Os usuários da Linha 4-Amarela via Twitter nos relataram diversos problemas:

Raphael Pereira ‏@PH_rapha: Gestantes e senhoras passando mal. Ar desligado. E não autorizavam a abertura das portas.

Jaqueline Oliveira @jaquecan: “Sem luz, nada de linha amarela e pontos de ônibus na República muito lotados! Linha vermelha tb já deu problema.”

Elaine Sales @Elainesr05: “A Linha Amarela do Metrô tá de lascar hoje. Tá parada… Tive que sair da estação pra pegar ônibus na avenida. Afff!!!”

Ricci Jr @riccijr: “mais de 15 minutos parados dentro do trem na estação Butantã! 3,50 pra ter um serviço deste?”

Rafael Fernandes ‏@RafaAF:  “Linha Amarela funcionando só do Butantã até Paulista. Tumulto e muita gente na transferência pra verde.”

J @BigOldStone:

“por favor, informe qual a previsão de retorno de saídas da estação butantã. Estamos parados há 10 min.”

“A @Linha4_Amarela precisa informar aos usuários do #metrosp qual a previsão de reestabelecimento do serviço para q possam decidir se esperam.”

“Estamos parados dentro de um trem lotado. Agora acabou de chegar um trem vazio na outra plataforma.”

“Prezados, a estação Butantã não está operando. Por favor, informem previsão de reestabelecimento do serviço.”

“Após 30 min dizendo aos usuários do #metrosp que o serviço seria normalizado, a @Linha4_Amarela admitiu q estava paralisado.”


Das 15h24 às 15h34 o problema também afetou a circulação de trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O Metrô divulgou em seu app a seguinte informação: “Devido a restrições operacionais na Linha 4-Amarela, os trens da Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha do Metrô estão circulando com restrição de velocidade.”

Às 16h34 a energia foi restabelecida e a circulação de trens da Linha 4 entrou em processo de normalização. As entradas da Linha 4 foram reabertas nas estações República e Luz.

Mesmo após o restabelecimento da circulação de trens nas estações Luz e República muitos usuários relataram via Twitter que a Linha4-Amarela ainda circulava com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre 16h35 até o início da noite.

A Eletropaulo informou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (19), que restabeleceu às 15h50 “a totalidade de sua carga de energia distribuída” para São Paulo. Ela havia sido reduzida em 700 megawatts por orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Diversos estados do país sofreram com a falta de energia nesta tarde – além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais tiveram parte do fornecimento cortado a pedido do ONS.

Atualização: 23:15

Confira abaixo a galeria de imagens e vídeos enviados por diversos usuários via Twitter e Whatsapp.

A ViaQuatro emitiu nota para a imprensa com esclarecimentos sobre os problemas na Linha 4-Amarela, confira na íntegra:

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, informa que, às 16h29, foi restabelecida a operação normal do trecho entre as estações Paulista e Luz. As estações República e Luz foram reabertas no mesmo horário.

Uma falha no sistema de alimentação elétrica, detectado às 14h35, levou, primeiramente, à imposição de velocidade reduzida. Dez minutos depois, a operação de toda a linha foi interrompida, situação que permaneceu por cerca de 15 minutos.

Às 15h00, foram fechadas as estações Luz e República e a Linha passou a operar parcialmente, apenas no trecho entre Paulista e Butantã.

A operação foi restabelecida às 16h29 e, neste momento, a situação está se normalizando em todas as estações.

As equipes da ViaQuatro, depois de analisar as possíveis causas, descartaram a ocorrência de falha interna. Existe a possibilidade de a falha ter sido provocada por uma oscilação de tensão da rede externa da Eletropaulo.

Além de afetar a operação, a falha também causou problemas nos trens. Três composições tiveram que ser recolhidas ao pátio.

Durante o período de restrição de velocidade e de fechamento das estações, os usuários foram orientados por meio de mensagens sonoras.

Os usuários também podem obter informações pela Central de Atendimento 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h00, e aos sábados e domingos, das 08h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS