Ponte da Casa Verde, na Zona Norte, ganha ciclovia de 600 metros de sua extensão

A Ponte Jornalista Walter Abraão, mais conhecida como Ponte da Casa Verde, ganhou nesta terça-feira (4) uma ciclovia bidirecional de 600 metros ao longo de sua extensão. O percurso está implantado sobre o passeio, no sentido Bairro/Centro e faz a conexão com a ciclovia da Rua dos Americanos, no Bom Retiro, região central da cidade. Futuramente a via restrita a bicicletas fará ainda conexão com a ciclovia da Avenida Braz Leme, na zona norte. Esta ligação já está em obras.

“Isso [a ciclopassarela] é bom porque a zona norte ganha uma conexão importante. Nós baixamos a velocidade da alça de acesso e fizemos a ciclovia pela lombada para que pedestres e ciclistas possam fazer a travessia em segurança. Ali está sinalizado adequadamente para que eles possam fazer essa travessia”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, que visitou o local nesta manhã.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • O prefeito acrescentou, entretanto, que é sempre preciso atenção por parte de todos. “Foi uma solução técnica muito razoável, mas obviamente que tudo isso exige educação no trânsito, mais serenidade ao dirigir, mais respeito à sinalização e mais atenção também por parte da parte mais frágil, que é o ciclista e o pedestre”, disse.

    A calçada da Ponte da Casa Verde possui quatro metros de largura e foi dividida em duas partes. Metade dela acomodará a ciclovia e a outra metade, sinalizada em azul, será destinada para os pedestres.

    O secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, afirmou que a medida adotada tem funcionado adequadamente. “Este é um local de extrema atenção. O motorista precisa reduzir a velocidade porque logo à frente tem o pedestre e o ciclista. É uma solução que está dando certo e que nós vamos replicar para mais 11 pontes iguais a esta”, disse.

    Tatto destacou ainda que o local é, independentemente do projeto das ciclovias, monitorado presencialmente por agentes da CET, já que se trata da segunda ponte mais movimentada da cidade – a primeira é a Ponte das Bandeiras, também na zona norte.

    “Aqui fizemos testes sem marronzinhos, monitorando pela central para verificar o comportamento do motorista, do pedestre e do ciclista. E deu certo. Então independente do marronzinho estar ou não, vai funcionar perfeitamente”, afirmou.

    Com a entrega da ciclopassarela, a cidade contabiliza 106,5 km de rede cicloviária implantada pela atual gestão. Antes dos novos ramais, que vêm sendo inaugurados desde junho, São Paulo possuía 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura é viabilizar uma rede de 400 km  até o fim de 2015.

    A travessia de ciclistas em pontes e viadutos sobre as marginais dos rios Tietê e Pinheiros era apontada pelos ciclistas como uma das principais dificuldades na circulação pela cidade. Em outubro, a administração municipal a proposta de construção de ciclovias e ciclopassarelas para 12 das 28 pontes existentes nas marginais.

    Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação

    Deixe um comentário