Neste mês de novembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prossegue com a “Caravana Contra a Hepatite C”, em parceria com empresa farmacêutica, responsável pelos testes. A iniciativa proporciona aos usuários a oportunidade de realizar exames para a detecção precoce e obter mais informações sobre a doença.
Entre os dias 03 e 07/11, a ação será realizada na Estação Brás. E, entre os dias 10 e 14/11, será a vez da Estação Tamanduateí. Em outubro, os testes foram aplicados na Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A Caravana atenderá aos usuários com idade entre 35 e 65 anos, ou que apresentem fatores de risco para a doença. Para fazer o teste, é necessário apenas um furinho no dedo para a coleta de sangue. Os resultados ficam prontos em até 20 minutos. Se der positivo, a pessoa será encaminhada às unidades de saúde, para confirmação do diagnóstico.
A Hepatite C atinge aproximadamente 2,5 milhões de brasileiros. Por ser uma doença silenciosa, demora a ser detectada, podendo ficar até 20 anos no corpo sem manifestar sintoma. A maioria dos infectados [90%] só descobre que está com a doença quando em estágio avançado.
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes agentes, entre eles os vírus. Nos casos mais graves, a Hepatite C pode levar à cirrose ou ao câncer de fígado.
Confira a programação e agende-se:
03/11 à 07/11, das 10h às 19h, na Estação Brás, no Espaço Cultural.
10/11 à 14/11, das 10h às 19h, na Estação Tamanduateí, no mezanino.