O projeto Bike Sampa, sistema de empréstimo de bicicletas, inaugurou em Outubro (23) cinco estações dentro de terminais em São Paulo. Serão quatro novos pontos no centro: Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro 2º e Bandeira, além do Pinheiros (zona oeste).
Com as novas estações, o sistema chega a 168 pontos, com 1.670 bicicletas disponíveis durante todos os dias da semana, das 6h às 22h. Para usá-las, é necessário preencher um cadastro no site do projeto ou por meio do aplicativo Bike Sampa.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A bike pode ser usada de graça por 60 minutos, quantas o usuário quiser. Para isso, porém, é necessário estacionar a bicicleta em uma das estações durante 15 minutos. Se o ciclista quiser continuar usando o equipamento sem pausa, será cobrado R$ 5 por hora.
O pagamento é feito por meio de validadores de Bilhete Único instalados nas estações de retirada das bicicletas.
Em março, 13 estações foram retiradas de locais como o vale do Anhangabaú e a praça da Sé, ambos no centro, após tentativas de roubo das bicicletas. A proximidade com os terminais deve ajudar a preservar a integridade dos equipamentos.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de São Paulo, Samba/ Serttel e Itaú feita desde 2012.