Cerca de 40 artistas farão, neste fim de semana, um mural coletivo em muro que margeia os trilhos da CPTM na Rua da Várzea, próximo à Praça Rafael Delgado Sobrinho, na Zona Oeste de São Paulo. Tendo como ponto de partida o Terminal Rodoviário da Barra Funda, a pintura terá início às 10h de sábado, 8, e deve ser concluída na segunda-feira, 10. Entre os artistas convidados estão: Bonga, Graphis, Does, Leiga, Evol, Opni, Sipros, Pam, Vermelho, Chivitz e Minhau.
O mural terá 180 metros de extensão e 2 metros de altura. O tema que norteará o traçado será decidido em conjunto pelos artistas convidados. A ideia é, segundo Binho Ribeiro, artista e coordenador da ação, reunir grafiteiros que trabalham com projetos sociais envolvendo arte urbana para troca de conhecimentos técnicos e conceituais.
Além de executar a vedação e isolamento de via, o mural permite a revitalização do trecho, promovendo a valorização da arte urbana. A iniciativa conta com o patrocínio da Colorgin, que fornecerá tintas spray criadas especialmente para grafiteiros.
A ação celebra o encerramento do projeto “Encontros de Arte-Educadores”, que promoverá a troca de experiências e a integração de artistas que produzem intervenções em questões educacionais, especialmente relacionadas ao grafite. Contando com o apoio da CPTM, a abertura do evento acontece nesta quinta-feira, 6, em São Paulo, e depois seguirá para as cidades do Rio de Janeiro e Recife.
Binho Ribeiro, um dos pioneiros da street art no Brasil e na América Latina, é parceiro da CPTM em diversos outros projetos de grafite, como os executados nas estações Domingos de Moraes, Antonio Gianetti e Espaço Cultural CPTM, entre outros.