17.8 C
São Paulo, SP
sexta-feira, 28 abril, 2017

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

O Mobilidade Sampa é um portal de conteúdo de qualidade sobre mobilidade urbana na internet.

Atuar num segmento tão extensivo, e que alcança milhões de pessoas diariamente requer um olhar diferenciado sobre a variedade dessa atividade. Fazer parte do dia a dia das pessoas nos impõe uma responsabilidade muito grande, pois fazemos parte, não somente das rotinas de cada uma das pessoas, mas de um labiríntico sistema presente em qualquer cidade do mundo, chamado mobilidade urbana.

TRAJETÓRIA

Em junho de 2014, aconteceu uma greve dos trabalhadores do Metrô de São Paulo e o idealizador do Mobilidade Sampa, Eduardo Silva, utilizou seu perfil pessoal no Twitter para noticiar sobre a greve. Ao contribuir com diversas informações, como o melhor caminho para chegar a um destino ou quais estações estavam abertas, um grupo de pessoas atentos a sua colaboração, o convidou para ser integrante do trabalho colaborativo sobre o Metrô do qual já realizavam no Twitter. Em setembro de 2014, atento a colaborar com as informações de outros modais, foi criado o antigo blog e no dia 25 de outubro de 2014 foi substituído por este atual, com uma linguagem mais ágil, dinâmica e informativa, além da presença nas redes sociais como o Twitter, Instagram e Facebook. Em dezembro de 2014, Igor Roberto, o criador dos perfis Noticiando no Twitter e Facebook, se integrou ao Mobilidade Sampa, vindo para somar com informações relevantes sobre o transporte público da capital paulista.

OBJETIVOS GERAIS

Nossa missão é contribuir com o desenvolvimento de soluções para a melhoria do transporte público, do trânsito e da mobilidade urbana na cidade de São Paulo e região metropolitana.

– Preparar conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana, com qualidade e credibilidade;
– Impulsionar o debate público sobre o tema;
– Propagar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida na cidade de São Paulo e região metropolitana;

COMPROMISSO

– Considerar que a confiança é a base de todos os relacionamentos. Sendo assim, uma de nossas prioridades é desenvolver vínculos entre os membros da equipe e o público em geral, visando encontrar as melhores soluções para melhorar a mobilidade urbana, nos mais diversos compromissos.

VALORES

– Profissionalismo, Honestidade, Pontualidade, Integridade, Responsabilidade e Dedicação.

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

A mobilidade urbana tornou-se um dos principais desafios das metrópoles mundiais. Se, ao longo dos séculos, a evolução dos meios de transporte sempre esteve ao lado do desenvolvimento econômico, da estrada de ferro à indústria automobilística, hoje a equação assumiu novas variáveis. As cidades estão revendo seus modelos e descobrindo alternativas e estratégias sustentáveis de crescimento.

Diversos projetos estão em curso no Brasil e devem dotar as cidades de novos meios de transporte nos próximos anos: ônibus rápidos que funcionam como metrô, bondes modernos, trens suspensos, ciclovias, ampliação de rodovias, ferrovias, hidrovias e investimento em motores menos poluentes.

A mobilidade é um tema amplo, que ultrapassa a discussão sobre o trânsito e envolve questões relativas à história da ocupação dos territórios, ao crescimento econômico e social do país e a suas escolhas e políticas públicas. Ela tem impacto direto sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas e sugere novas formas de pensar e agir para garantir um modelo sustentável.

NA MÍDIA

30/09/2015

A CPTM lançou uma campanha para incentivar denúncias de assédio sexual nos trens e o idealizador do Mobilidade Sampa, Eduardo Silva, participou da reportagem da TV Globo, assista aqui. E também fizemos uma matéria especial a respeito do assunto, relembre aqui.

29/10/2015

Estações da CPTM tem lixo no chão e lixeiras transbordando. A denúncia feito pelo Mobilidade Sampa virou pauta para a TV Bandeirantes, assista aqui; e para a Rádio CBN, ouça aqui.

28/12/2015

A TV Globo fez uma série de reportagens especiais sobre o que o paulistano deseja para a cidade de São Paulo em 2016. O Eduardo Silva participou da reportagem dando as suas sugestões no assunto mobilidade. Assista aqui.