24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Saiba como chegar ao 40º Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo

Entre os dias 3 e 5 de agosto de 2018 acontece no Parque do Carmo, na Zona Leste da capital paulista, a 40º edição do tradicional Festival das Cerejeiras, uma oportunidade única para ver as flores. Você vai ao festival? Neste post vou te mostrar como chegar ao Parque do Carmo utilizando transporte público, além de informações do monitoramento do trânsito e estacionamento.

Na sexta-feira, dia 3 de agosto, o horário de funcionamento será das 12h às 17h e no sábado e domingo, dias 4 e 5 de agosto, o horário de funcionamento será das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O festival acontece desde 1978, sempre no mês de agosto, para o público conferir a celebração florada das mais de 4.000 árvores rosadas durante os dias do festival. Além disso, haverá apresentações e shows da cultura japonesa e a deliciosa culinária japonesa.

Esta festa linda é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos, que faz o evento voluntariamente para angariar fundos para a manutenção do Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo durante todo o ano.

COMO CHEGAR AO FESTIVAL DAS CEREJEIRAS?

LOCALIZAÇÃO

O Parque do Carmo está localizado na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 591, no bairro de Itaquera. Na Avenida Afonso de Sampaio e Souza ficam os portões 1 e 2 com entrada somente para pedestres. Já na Avenida Osvaldo Pucci fica o portão 3 com entrada tanto para pedestres e carros.

O Bosque das Cerejeiras fica localizado na área interna do parque. Abaixo segue o mapa de localização através do Google Maps.

Abaixo também coloquei o mapa de localização do Parque do Carmo através do Google Maps para você traçar a sua rota.

LINHAS DE ÔNIBUS DA SPTRANS

Linha de ônibus 4050-10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo

A melhor opção para chegar ao Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo é utilizar transporte público. O primeiro passo é chegar até a Estação Corinthians-Itaquera das linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM. Ao desembarcar nesta estação, o segundo passo é se dirigir ao Terminal de Ônibus do Metrô Itaquera e embarcar na linha de ônibus especial criada pela SPTrans na plataforma E.

A linha 4050-10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo funcionará exclusivamente nos dias 3, 4 e 5 de agosto, fazendo a ligação do Terminal de Ônibus do Metrô Itaquera ao Parque do Carmo, o valor da tarifa é de R$ 4,00 (valor em 2018).

A SPTrans disponibilizou os itinerários e horários completos da linha:

4050-10 Metrô Itaquera – Parque do Carmo

Ponto Inicial: Terminal Metrô Itaquera – plataforma E
Ponto Final: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa entre os números 868 e 902

Horário de atendimento:

Sexta-feira, dia 3 de agosto
Sentido Parque do Carmo: das 10h às 17h30
Sentido Metrô Itaquera: das 10h45 às 18h15

Sábado e domingo, dias 4 e 5 de agosto
Sentido Parque do Carmo: das 8h às 17h30
Sentido Metrô Itaquera: das 8h45 às 18h15

Ida: Metrô Itaquera (plataforma E), saída 1, Rua Engenheiro Sidney de Moraes, Rua Doutor Luís Aires, Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, Rotatória, Avenida Miguel Ignácio Curi, Avenida Itaquera, Avenida Líder, Rua Sebastião Miguel da Silva, Rua Rafael da Silva e Sousa, Avenida Maria Luiza Americano, Avenida Doutor Francisco Munhoz Filho, Rua Francisco Jorge da Silva, Rua Inácio Bernardes, Rua Arcádia Paulistana, Avenida Afonso de Sampaio e Sousa.

Volta: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, Rua Eduardo Salamonde, Avenida Maria Luiza Americano, Avenida Líder, Avenida Itaquera, Rua Itapitanga, Rua Boleiro, Rua São Teodoro, Rua Fontoura Xavier, Rua Senador Georgino Avelino, Rua Baixada Santista, Rua Barra de Guabiraba, Avenida Itaquera, Avenida Miguel Ignácio Curi, Rotatória, Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, entrada 1, Metrô Itaquera (plataforma E).

Domingo, dia 5 de agosto, das 10h às 16h, devido a interdição de um trecho da Avenida Professor Engenheiro Ardevan Machado, para realização do Programa Rua Aberta, a linha atenderá com o seguinte itinerário:

Ida: Metrô Itaquera (plataforma E), saída 2, Rua Engenheiro Sidney de Moraes, Avenida José Pinheiro Borges, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, prosseguindo normal.
Volta: normal até o Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Rua Doutor Luís Aires, entrada 1 e Metrô Itaquera (plataforma E).

Linhas de ônibus alternativas para chegar ao Parque do Carmo

Como as filas para embarque da linha de ônibus especial que citei acima costumam ser grandes, confira abaixo outras alternativas de linhas de ônibus da SPTrans que passam pela Avenida Afonso de Sampaio e Sousa na altura dos portões 1 e 2:

352A-10 Jardim Helena – Terminal São Mateus
3027-10 Vila Minerva – Shopping Aricanduva
3743-10 São Mateus – Metrô Itaquera
4002-10 Guaianazes – Terminal Vila Carrão
N402-11 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão

E confira também outras alternativas de linhas de ônibus da SPTrans que passam pela Avenida Osvaldo Pucci na altura do portão 3:

213C-10 Itaim Paulista – Vila Califórnia
407H-10 Jardim São Francisco – Metrô Itaquera
3539-10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
3789-10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
3796-10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
4008-10 Jardim Cibele – Terminal Vila Carrão

É importante consultar os horários e itinerários das linhas de ônibus que citei acima na seção Itinerários no site da SPTrans, digite o nome ou número da linha em “Linha de ônibus”.

Seis linhas funcionarão com itinerários alternativos na região do Parque do Carmo

A SPTrans informa que na sexta-feira, dia 3 de agosto, das 12h às 17h e no sábado e domingo, dias 4 e 5 de agosto respectivamente, das 9h às 17h, seis linhas de ônibus terão seus itinerários alterados para a realização do 40º Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo.

Confira a alteração das seis linhas:

3539/10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
407H/10 Jardim São Francisco – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, seguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

4008/10 Jardim Cibele – Terminal Vila Carrão
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, seguindo normal.
Volta: normal até a Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

3789/10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
3796/10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, seguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

213C/10 Vila Califórnia – Itaim Paulista
Ida: normal até a Avenida Osvaldo Pucci, Avenida Antônio Ricardo da Silva, Avenida Francisco Tranchesi, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, seguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Rua Arcádia Paulistana, Rua Inácio Bernardes, Rua Venâncio Lisboa, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, Avenida Osvaldo Pucci, seguindo normal.

LINHAS DE ÔNIBUS DA EMTU

Pelo que pesquisei tem três linhas de ônibus intermunicipais da EMTU que passam pela Avenida Afonso de Sampaio e Sousa:

087 Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Leste) – São Paulo (Metrô Itaquera)
205 Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel) – São Paulo (Parque Dom Pedro II)
328 Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (São Mateus)

Para consultar os horários e itinerários das três linhas de ônibus que citei acima, acesse a seção Itinerários e Tarifas no site da EMTU e digite o número da linha.

ESTACIONAMENTO

O Parque do Carmo possui estacionamento com vagas gratuitas com acesso pelo portão 3 na Avenida Osvaldo Pucci, mas costuma lotar no sábado e principalmente no domingo. Caso você for de carro, a dica é ir ao Parque do Carmo na sexta-feira no período da tarde ou chegar logo cedo.

Na página do Facebook do festival foi informado que a organização fez uma ação especial de bolsão de estacionamento, com capacidade para 300 carros, próximo à Estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô, onde funciona o Doutor Saúde, que estará sinalizado. E depois pegar a linha de ônibus exclusiva 4050-10 criada pela SPTrans, que citei acima, com tarifa no valor de R$ 4,00.

MONITORAMENTO DO TRÂNSITO

A Companhia de Engenharia de Tráfego vai monitorar o trânsito na região do Parque do Carmo, de sexta-feira, dia 3 de agosto, a domingo, dia 5 de agosto, sempre 7h às 18h para realização do Festival das Cerejeiras.

ALTERAÇÕES

Sexta-feira, dia 3 de agosto

Bloqueios e canalizações com sinalização temporária:

  • Rua Arcádia Paulistana, entre a Avenida Afonso de Sampaio e Sousa;
  • Rua Inácio Bernardes, entre as ruas Arcádia Paulistana e Venâncio Lisboa;
  • Rua Venâncio Lisboa, entre a Rua Inácio Bernardes e Avenida de Sampaio e Sousa;
  • Fechamento do canteiro centra na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa com a Rua Arcádia Paulistana;
  • Proibição da conversão à esquerda da Avenida Afonso de Sampaio Sousa (sentido centro) para Avenida Osvaldo Pucci;

Sábado, dia 4 de agosto e domingo, dia 5 de agosto

Bloqueios e canalizações com sinalização temporária para mudança de sentido de direção nas vias:

  • Rua Arcádia Paulistana, entre a Avenida Afonso de Sampaio e Sousa;
  • Rua Inácio Bernardes, entre as ruas Arcádia Paulistana e Venâncio Lisboa;
  • Rua Venâncio Lisboa, entre a Rua Inácio Bernardes e Avenida de Sampaio e Sousa;
  • Fechamento do canteiro centra na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa com a Rua Arcádia Paulistana;
  • Proibição da conversão à esquerda da Avenida Afonso de Sampaio Sousa (sentido centro) para Avenida Osvaldo Pucci;
  • Avenida Osvaldo Pucci, entre a Avenida Afonso de Sampaio e Sousa e Rua Antônio Ricardo da Silva (sentido único da Avenida Afonso de Sampaio e Sousa para Rua John Speers);
  • Rua Antônio Ricardo da Silva, entre a Avenida Osvaldo Pucci e Rua Francisco Tranchesi (sentido único da Avenida Osvaldo Pucci e Rua Francisco Tranchesi);
    Rua Francisco Tranchesi, entre a Rua Antônio Ricardo da Silva e Avenida Afonso de Sampaio e Sousa (sentido único da Rua John Speers para Avenida Afonso de Sampaio e Sousa);

ALTERNATIVAS

Sentido Centro:

  • Os veículos provenientes do Bairro Itaquera se dirigindo para a Avenida Aricanduva devem utilizar a Avenida Líder e Avenida Itaquera;
  • Os veículos provenientes do Bairro Itaquera se dirigindo ao Parque do Carmo ou Sesc devem seguir à direita pela Avenida Harry Dannemberg, Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Arcádia Paulistana, à esquerda na Rua Inácio Bernardes, à esquerda na Rua Venâncio Lisboa, à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Osvaldo Pucci acessando assim o Portão 3 do Parque do Carmo ou seguindo em frente ao seu destino;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e da Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para o estacionamento do Parque do Carmo deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo da Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Arcádia Paulistana, à esquerda na Rua Inácio Bernardes, à esquerda na Rua Venâncio Lisboa, à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, virando à direita na Rua Osvaldo Pucci acessando assim o Portão 3 do Parque do Carmo;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e da Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para São Mateus deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à esquerda na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa seguindo seu destino;
  • Os veículos provenientes da Rua John Speers e da Avenida Adriano Bertozzi se dirigindo para Itaquera deverão seguir pela Avenida Osvaldo Pucci, virar à direita na Rua Antônio Ricardo da Silva, à esquerda na Rua Francisco Tranchesi e à direita na Avenida Harry Dannemberg;

Sentido Bairro:

  • Os veículos provenientes da Avenida Aricanduva se dirigindo ao Bairro de Itaquera devem utilizar a Avenida Itaquera e Avenida Líder;
  • Os veículos provenientes das regiões de São Mateus e Sapopemba se dirigindo para Itaquera devem utilizar a Avenida Ragueb Chohfi, à direita na Rua Confederação dos Tamoios e à direita na Avenida Jacú Pêssego sentido Ayrton Senna;

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu espero ter ajudado com as informações sobre como chegar ao Parque do Carmo para acompanhar o Festival das Cerejeiras utilizando transporte público, além de informações do monitoramento do trânsito e estacionamento.

Qualquer dúvida você pode me enviar um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou enviar uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder. Eu desejo pra você que vai ao festival que aproveite bastante!

Mais informações sobre o Parque do Carmo podem ser obtidas nos telefones (11) 2748-0010 ou 2746-5001. Siga também a Festa das Cerejeiras no Instagram e curta a página no Facebook.

LEIA TAMBÉM

  • O Alan Borges escreveu no blog Descobertas Bárbaras sobre a sua visita ao Festival das Cerejeiras em agosto de 2017.
  • A Edileia do blog Qualquer Viagem visitou a edição de 2017 e conta como foi a sua visita ao Festival das Cerejeiras.
  • A Claúdia Komesu foi na edição de 2014 do Festival das Cerejeiras e conta tudo no seu blog pessoal.
  • A Helena do blog Conexão Nena também visitou a edição de 2017 e conta como foi a sua visita na florada das cerejeiras.
  • A Aislana Cole do blog Parada Obrigatória também conta sobre a beleza do Bosque das Cerejeiras.

ASSISTA TAMBÉM

  • A Mari do blog Brigadeiros e Tricôs esteve na edição de 2017 e gravou um vlog mostrando e contando sobre a florada das cerejeiras. Assista o vídeo abaixo.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS