SPTrans: De 60% a 80% da frota de ônibus da cidade deve circular nesta segunda-feira, dia 28

A operação dos ônibus na capital paulista neste domingo, dia 27 de maio, foi iniciada com 68% da frota regular, mas ao longo da manhã, segundo a SPTrans, foi possível levar o índice para 100%. Nesta tarde de domingo, o sistema de ônibus trabalha com cerca de 70% da frota prevista para os domingos.

Houve necessidade de redução porque uma operação de comboio de combustível com escolta foi suspensa provisoriamente. Por precaução, para garantir de 60% a 80% da frota de ônibus para esta segunda-feira, dia 28 de maio, a SPTrans decidiu autorizar a redução mencionada.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Para esta segunda-feira, com o atual nível dos estoques e a previsão de novas aquisições de óleo diesel, a estimativa da SPTrans é de que se consiga colocar de 60 a 80% da frota de ônibus em circulação. A operação a partir de terça-feira, dia 29 de maio, e no restante da semana depende da chegada de mais combustível.

Estoques de combustíveis

A Prefeitura de São Paulo informa que realizou diversas operações entre o sábado e a madrugada deste domingo, dia 27 de maio, conseguindo a recomposição parcial de estoques de combustíveis.

https://twitter.com/brunocovas/status/1000779787328217090

Em uma negociação com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, três postos de combustíveis foram identificados e direcionados para atender exclusivamente a administração municipal. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego e da Guarda Civil Metropolitana.

A Prefeitura de São Paulo informa que segue ao longo deste domingo buscando aumentar os estoques de combustíveis, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. Ainda assim, medidas de contingência diante da paralisação do setor de transportes são necessárias até que a situação seja resolvida em definitivo.

O prefeito descartou a necessidade até o momento da criação de um feriado municipal ou ponto facultativo na capital paulista.

Aplicativos de ônibus

Para saber a circulação das linhas de ônibus em tempo real, é importante que os passageiros antes de sair de casa, consultem o sistema Olho Vivo da SPTrans ou os aplicativos de ônibus relacionados abaixo.

Moovit: Baixe para iOS e Android
City Mapper: Baixe para iOS e Android
Trafi: Baixe para iOS e Android
Coletivo: Baixe para Android
Cadê o Ônibus: Baixe para iOSAndroid e Windows Phone

Rodízio Municipal de Veículos

A Companhia de Engenharia de Tráfego vai manter nesta segunda-feira, dia 28 de maio, a suspensão do rodízio municipal de veículos (placas final 1 e 2) e orienta para que os agentes de trânsito não apliquem multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito.

Caminhões

O prefeito Bruno Covas assinou um decreto suspendendo, até o próximo domingo, dia 3 de junho, as restrições à circulação de caminhões (Zona Máxima de Restrição de Circulação de Caminhões) na capital paulista, como forma de ajudar a minimizar a situação de desabastecimento.

Deixe um comentário