19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Obras de modernização da Estação Jardim Belval da Linha 8-Diamante são entregues

Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a CPTM entregou para a população as obras de modernização do novo prédio da Estação Jardim Belval da Linha 8-Diamante, localizada na Rua Grupo Bandeirantes, sem número, na cidade de Barueri. Um dos destaques do projeto arquitetônico é o domus envidraçado, que permite a iluminação natural do mezanino de 820 metros quadrados. O investimento na estação, que atende a Linha 8-Diamante, foi de cerca R$ 49,5 milhões.

Após as intervenções, a Estação Jardim Belval, passou de 1.730 m² de área construída para 3.171 m² de área construída. Para proporcionar mais facilidade no deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foram instalados três elevadores e uma escada rolante. A estação também conta com banheiros comuns e adaptados, piso e rotas táteis, comunicação em Braille, além de passarela aberta 24 horas.

O mezanino foi revestido com piso de alto tráfego, as plataformas e passarela da estação ganharam cobertura metálica e bancos. O projeto também contemplou bilheterias blindadas para maior segurança, linha de bloqueio com nove catracas novas para facilitar o acesso à estação, além de um bicicletário com 120 vagas.

As obras permitiram a readequação do layout das salas técnicas e operacionais. A estação também dispõe de novo sistema de monitoramento por câmeras internas de segurança, equipamentos e sistema de combate a incêndio, gerador de energia e luminárias, além da modernização das instalações elétricas.

jardim belval linha 8
Foto: Divulgação/CPTM

No quesito sustentabilidade, foi implantado um sistema de captação de água de chuva, que, após tratamento, é utilizada na limpeza e nos banheiros. A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também ganhou lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.

Além das melhorias nas instalações da CPTM, foram realizadas obras de paisagismo e urbanismo no entorno da estação e passarela externa para pedestres.

jardim belval barueri
Foto: Divulgação/CPTM

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS