CPTM abre concurso público para contratação de 73 maquinistas

Edital do concurso será aberto nesta quarta, dia 11 de abril, e as inscrições vão até o dia 23 de abril

0
21
cabine do maquinista maquinistas
Foto: Divulgação/CPTM

A CPTM abre concurso público para contratação de 73 Operadores de Circulação (maquinistas) a partir desta quarta-feira, dia 11 de abril. Para participar do concurso, os candidatos deverão ter no mínimo 18 anos, ter o Ensino Médio completo e possuir certificado do curso de Eletricidade Básica, com carga horária mínima de 40 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação.

O salário inicial da função de maquinista é de R$ 3.313,68 para uma jornada de oito horas diárias. Dentre as funções do cargo, estão a operação de trens e/ou locomotivas, comunicando-se com os passageiros, Centro de Controle Operacional e demais áreas, atuação para equipagem dos trens e/ou locomotivas, bem como agir conforme os procedimentos de operação vigentes.

O edital completo com mais informações sobre o processo está disponível no site rboconcursos.com.br​. As inscrições podem ser realizadas pelo mesmo site até o dia 23 de abril. Após preencher o formulário de inscrição, a pessoa deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de R$ 15,70 em qualquer agência bancária. ​

PROCESSO SELETIVO

O processo será dividido em três etapas. A primeira contempla Prova de Conhecimentos Teóricos e será realizada no dia 13 de maio e será classificatória e eliminatória. A prova será composta por 50 questões, sendo 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e 20 questões de Conhecimentos Específicos (eletricidade básica). Cada questão valerá dois pontos. A prova terá duração de três horas e o gabarito preliminar será divulgado no dia 14 de maio no site da Serviços Públicos e Projetos Municipais.

Serão convocados para a etapa seguinte – Avaliação de Perfil Profissional – os candidatos classificados que obtiverem 50% de acertos na soma da pontuação geral e 50% de acertos em cada disciplina. Tanto esta etapa intermediária, como a última do certame – que é a Avaliação Médica – tem caráter eliminatório.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO